EUA cobram resposta de Israel sobre ataque durante distribuição de alimentos

Porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Matthew Miller, diz que está em comunicação com autoridades israelenses

Ataques de Israel matou mais de 100 que buscavam ajuda humanitária | Reprodução AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os Estados Unidos cobraram explicações de Israel após a morte de dezenas de pessoas em Gaza que tentavam conseguir ajuda humanitária. A situação foi descrita como crítica. 

O que aconteceu

Um incidente ocorreu durante a distribuição de comida em Gaza, onde 104 pessoas foram mortas. Fontes ligadas a Israel confirmam os tiros, no entanto, negam a responsabilidade e explicam que a busca por alimentos provocou pisoteamento.

Matthew Miller, porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, afirmou durante declaração a jornalistas, que o governo dos EUA está em comunicação com as autoridades israelenses desde o início do dia e que foi informado de que uma investigação está em curso. "Estaremos atentos ao desenrolar desta investigação e insistiremos por respostas claras", afirmou Miller.

Ele também enfatizou a urgência de obter informações detalhadas sobre o ocorrido e expressou condolências às famílias das vítimas. Miller fez um apelo a Israel para que permita a abertura de mais pontos de acesso em Gaza e assegure uma distribuição de ajuda humanitária segura e eficaz por toda a região.

Segundo Miller, o trágico incidente sublinha a grave situação humanitária em Gaza, que enfrenta um risco iminente de fome, conforme alertado pela Organização das Nações Unidas (ONU).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES