EUA, Egito, Israel e Catar se reúnem em Paris por possível trégua em Gaza

Negociações em Paris visam possível trégua em Gaza e libertação de reféns do Hamas.

Crianças palestinas próximo a acampamento em Rafah, no sul da Faixa de Gaza | AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Autoridades de alto escalão dos Estados Unidos, Egito, Israel e Catar, incluindo o diretor da CIA, William Burns, se reuniram em Paris neste domingo (28) para discutir um possível cessar-fogo na guerra de Gaza. Fontes próximas às discussões afirmam que os EUA lideram as negociações e podem resultar na libertação de mais de 100 reféns mantidos pelo Hamas e na suspensão do conflito por aproximadamente dois meses.

Egito, Catar, Estados Unidos e Israel também entraram em contato com as autoridades francesas com o objetivo de avançar em direção a um acordo, segundo informaram as mesmas fontes.

Segundo o The New York Times que ouviram fontes envolvidas do Governo dos EUA, representantes estão otimistas quanto à possibilidade de um desfecho positivo, apesar de divergências importantes que ainda precisarem ser resolvidas.

Em um pronunciamento nesse sábado (27), o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, reafirmou o compromisso de garantir a libertação dos reféns . Desde o ataque terrorista do Hamas em outubro, que resultou na captura de centenas de pessoas, Israel diz que tem intensificado esforços para garantir a segurança dos cidadãos e a libertação dos prisioneiros.

Enquanto as negociações avançam, a situação humanitária em Gaza continua crítica, com escolas mantidas pela UNRWA enfrentando riscos de bombardeios e escassez de recursos básicos. O secretário-geral da ONU, António Guterres, fez um apelo urgente aos doadores internacionais para que continuem financiando a agência da ONU, destacando a necessidade crucial de assistência humanitária para os residentes palestinos.

No entanto, a UNRWA enfrenta desafios adicionais, com alguns países suspendendo parte do financiamento após acusações contra funcionários da agência envolvidos em atividades terroristas. Embora as investigações estejam em andamento, a suspensão dos fundos ameaça a continuidade dos serviços essenciais fornecidos pela UNRWA e aumenta o risco de uma crise humanitária ainda mais grave em Gaza.

Diante desse cenário, a comunidade internacional enfrenta o desafio de conciliar a busca por uma solução diplomática para o conflito em Gaza com a necessidade urgente de garantir o bem-estar e a segurança da população civil na região.

Com informações de O Globo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES