EUA preveem “grandes protestos” contra Netanyahu e por novas eleições em Israel

Benjamin Netanyahu está enfrentando desafios, de acordo com uma análise anual das ameaças feita pela inteligência dos EUA.

Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu | AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A inteligência dos Estados Unidos avalia que a posição de liderança do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, está enfrentando desafios, de acordo com uma análise anual das ameaças feita pela comunidade de inteligência dos EUA.

Segundo o relatório divulgado nesta segunda-feira (11), a confiança na capacidade de Netanyahu para governar tem diminuído entre o público, e é esperado que haja grandes protestos exigindo sua renúncia e a convocação de novas eleições.

DESCONFIANÇA - “A desconfiança na capacidade de Netanyahu para governar se aprofundou e aumentou entre o público além dos seus já elevados níveis antes da guerra, e esperamos grandes protestos exigindo a sua demissão e novas eleições”, de acordo com o relatório divulgado nesta segunda-feira (11). “Um governo diferente e mais moderado é uma possibilidade”, adicionaram.

Em uma entrevista recente, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, expressou a opinião de que Netanyahu está prejudicando mais Israel do que ajudando, especialmente devido ao alto número de mortos na Faixa de Gaza.

NOVAS ELEIÇÕES - O governo dos EUA tem pressionado Israel a permitir mais ajuda para Gaza e advertiu que uma operação israelense na região de Rafah seria considerada uma ação inaceitável. Em janeiro, o ministro do Gabinete de Segurança de Israel, Gadi Eisenkot, ressaltou a necessidade de novas eleições, citando a falta de confiança pública na liderança de Netanyahu.

Essa declaração evidencia as divisões dentro do governo de coalizão de Israel, assim como o crescente descontentamento com os planos militares de Netanyahu. O Gabinete de Segurança foi estabelecido logo após o ataque do Hamas em 7 de outubro e inclui ministros que já estavam em desacordo entre si.

Com informações da CNN



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES