Feridos estão sendo amputados sem anestesia em Gaza, afirma OMS

Essa escassez de recursos médicos e energia é consequência do bloqueio à entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza

Feridos estão sendo amputados sem anestesia em Gaza, afirma OMS | Reprodução/Twitter
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A falta de equipamentos e de energia está levando a situações em que pacientes na Faixa de Gaza estão sendo submetidos a cirurgias e amputações de membros do corpo sem receber anestesia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) relatou que mais de 160 agentes de saúde, incluindo médicos, enfermeiros e socorristas, foram mortos durante o conflito entre o Hamas e Israel, enquanto estavam em serviço. 

Essa escassez de recursos médicos e energia é consequência do bloqueio à entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza pela fronteira com o Egito. Conforme a ONU, apenas cerca de 560 dos milhares de caminhões que aguardam na fila conseguiram entrar em Gaza, e nenhum deles transportava combustível, essencial para alimentar os geradores dos hospitais.

NOVA LISTA PARA SAÍDA DE GAZA SEGUE SEM BRASILEIROS

Nesta terça-feira, 7 de novembro, o governo do Egito retomou a divulgação de uma lista de cidadãos estrangeiros com dupla nacionalidade autorizados a deixar a Faixa de Gaza. Este território é controlado pelo grupo terrorista palestino Hamas e tem sido alvo de ataques de Israel há um mês.

A nova lista de autorizações inclui cidadãos da Alemanha (159), Romênia (104), Ucrânia (102), Canadá (80), França (61), Moldova (51), Filipinas (46) e Reino Unido (2). No entanto, o Brasil, que tem 34 pessoas aguardando para sair, não foi contemplado novamente, conforme relatado pelo embaixador Alessandro Candeas do Escritório de Representação na Cisjordânia.

Na sexta-feira, 3 de novembro, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, comunicou ao seu homólogo brasileiro, Mauro Vieira, que todos os cidadãos estrangeiros deveriam deixar a Faixa de Gaza até a quarta-feira, 8 de novembro. No entanto, no dia seguinte, os egípcios fecharam a passagem de Rafah.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES