Fumaça causada por queimadas no Canadá invade cidades dos EUA

Após a recorrência de muitas queimadas, a fumaça tem recaído sobre cidades americanas como Nova York.

Cidade de Nova York coberta pela fumaça | Reprodução - Foto: Anderson Gazio
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A fumaça dos incêndios que atingiram as florestas do Canadá, deixou grande parte do nordeste dos Estados Unidos (EUA), debaixo de uma densa camada de cinzas nesta quarta-feira (07). A fumaça causada pelas queimadas levou a maior cidade do país, Nova York, a ser considerada segundo a AQI (Air Quality Index), como a pior em qualidade de ar do mundo.

Nova York coberta por fumaça/Reprodução: Amr Alfiky/Reuters Atualmente o Canadá tem cerca de 414 pontos de incêndio ativos, onde mais de 200 deles estão fora de controle, segundo informações da NBC News. Cerca de 18 estados americanos estão com alerta de má qualidade do ar. Alguns bombeiros da cidade originária da fumaça, veêm seguindo no combate às chamas, o desastre chegou a mais de 8,7 milhões de acres, equivalendo a área estimada de a 35 mil km². 

De acordo com informações da Agência Espacial Norte Americana (NASA), alguns dos incêndios deram início após a ocorrência de raios que atingiram a região, que contando com fatores como o ar seco e o clima quente, acabaram resultando em chamas. Em várias regiões dos EUA, o ar foi considerado prejudicial à saúde da população, fazendo com que todas as pessoas devam limitar seu tempo de exposiçãp ao ar livre. Algumas imagens que circularam nas redes sociais mostraram a cidade de Nova York completamente dominada pela fumaça. As escolas públicas da cidade nova-iorquina chegaram a abrir para aulas de hoje, quarta-feira (07), mas quaisquer eventos ou atividades ao ar livre, foram cancelados, adiados ou devem transferidos para dentro de casa. 

Nova York coberta por fumaça/Reprodução:AP Photo/Yuki Iwamura 

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, informou à imprensa que integrantes das Forças Armadas foram deslocados para dar suporte aos bombeiros. Os EUA anunciou que o reforço conta com mais de 600 agentes, e que ano após ano, com as mudanças climáticas, as queimadas ocorrem de maneira mais intensa e em locais onde habitualmente não ocorreriam.

De acordo com o médico americano Peter Decarlo, da Universidade Johns Hopkins, as pessoas devem limitar o tempo que passam do lado de fora de casa ou em lugares abertos, além de evitarem praticar exercícios físicos cansativos. Além de Nova York, a fumaça canadense também atingiu a cidade de Washington, onde se encontra a Casa Branca. O impacto da qualidade do ar só nos Estados Unidos é sentido em cerca de 18 estados, onde vivem cerca de 65 milhões de pessoas.

Nova York coberta por fumaça/Reprodução:AP/Alyssa Goodman 

As autoridades canadenses emitiram hoje (07) um alerta mais severo sobre a qualidade do ar para os residentes da cidade de Toronto. Embora os incêndios florestais sejam comuns somente a oeste do Canadá, já existem alguns registros de queimadas em quase todas as 10 províncias e territórios do país, sendo Quebec o mais afetado no momento.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES