Hamas adia entrega de reféns e alega que Israel quebrou acordo

No 1º dia de trégua, o Hamas libertou 13 israelenses. Neste sábado, integrantes do grupo afirmaram que Israel não cumpriu parte do acordo

Hamas adia entrega de reféns e diz que Israel quebrou acordo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O grupo extremista Hamas adiou a libertação de mais um grupo de reféns israelenses, que foram capturados em 7 de outubro. A liberação estava programada para ocorrer no segundo dia de uma trégua com Israel, e envolveria 14 mulheres e crianças mantidas pelos terroristas.

Não há informações disponíveis sobre os 42 palestinos supostamente detidos em prisões israelenses que também seriam libertados. No entanto, o Serviço Prisional de Israel confirmou que está se preparando para a liberação desse grupo.

Apesar das acusações do Hamas contra Israel, o grupo afirmou estar aberto a receber novas propostas.

Segundo Taher al-Nunu, conselheiro do chefe do gabinete político do Hamas, afirmou à TV Al Jazeera, os israelenses não cumpriram tudo o que foi combinado em relação à libertação dos presos e à entrada de caminhões com ajuda humanitária no norte da Faixa de Gaza.

Além disso, o representante do Hamas acusou militares israelenses de atirarem em palestinos que voltavam para casa em Gaza, o que teria levado duas pessoas à morte.

“Estamos abertos a propostas de mediadores e estamos prontos para examinar propostas de novos negócios”, prometeu Al-Nunu. Mas deixou um aviso: “Se Israel não se comprometer a fornecer ajuda ao norte de Gaza, isso ameaça todo o acordo”.

Uma delegação do Catar chegou a Israel para garantir a continuação do acordo de reféns, durante a trégua. “Parte da equipe da missão do Catar chegou para coordenar as partes e garantir que o acordo continue a progredir sem problemas e para discutir mais detalhes sobre o acordo em curso”, informou um dos diplomatas envolvidos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES