Hamas liberta 24 reféns, e Israel solta 39 palestinos no 1º acordo de trégua

Grupo terrorista soltou 13 israelenses, 10 tailandeses e 1 filipino. Israel libertou 39 que estavam presos desde antes da guerra e começou trégua de 4 dias.

Hamas liberta 24 reféns, e Israel solta 39 palestinos no 1º acordo de trégua | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em uma operação complexa, cujas negociações se estenderam por mais de um mês, o Hamas libertou nesta sexta-feira (24) o primeiro grupo de reféns, conforme estipulado no acordo entre Israel e o Hamas, que estabelece uma trégua de quatro dias no conflito na região.

No total, 24 pessoas foram libertadas, sendo 13 mulheres e crianças israelenses conforme estipulado no acordo, juntamente com 10 cidadãos tailandeses e 1 filipino, que foram soltos após negociações separadas com os respectivos governos desses países. 

Como parte da troca, Israel implementou uma trégua de quatro dias nos bombardeios e liberou 39 palestinos que estavam detidos no país desde antes do início do conflito. O Ministério de Relações Exteriores do Catar, responsável pela intermediação do acordo, confirmou todas as libertações.

A operação foi negociada de forma secreta durante mais de um mês e intermediada pelo Catar e pelos Estados Unidos.

Os reféns libertados pelo Hamas foram entregues por membros do Hamas a agentes da ONG Cruz Vermelha, que coordenou a operação. O grupo, que estava sob poder do Hamas em Gaza, foi sequestrado durante os ataques do grupo terrorista ao sul de Israel, em 7 de outubro.

Por volta do meio-dia no horário de Brasília, os cidadãos entregues pelo Hamas atravessaram a fronteira entre Gaza e o Egito pela cidade de Rafah, a mesma por onde brasileiros que estavam no território palestino cruzaram há pouco mais de dez dias.

Na fronteira, ainda na parte de Gaza, palestinos aplaudiram e sorriram quando o grupo passou, diante da perspectiva de que a devolução dos reféns significava também que a trégua, para o lado deles, estava mesmo em vigor.

Já no Egito, em um local não divulgado, helicópteros do exército Israel receberam o grupo, que foi atendido por médicos e especialistas em comunicação com reféns. Eles então foram levados de volta ao território israelense. Eles vão ficar 48 horas em hospitais em Israel.

Os reféns da Tailândia e das Filipinas, que foram libertados, seriam encaminhados a Israel para receber atendimento em hospitais, e posteriormente, seriam repatriados para seus países de origem. As autoridades envolvidas na operação também forneceram detalhes sobre o estado de saúde dos reféns.

Em Tel Aviv, centenas de pessoas aguardavam para recepcioná-los. Na Cisjordânia, uma multidão também esperava na frente de um presídio em Ramala pela libertação dos 39 palestinos detidos.

Nos próximos dias, mais reféns serão libertados. O acordo prevê que o Hamas solte mais de 50 reféns, em troca da trégua temporária nos ataques, que começou na madrugada desta sexta, e da soltura de prisioneiros palestinos, que já estavam detidos antes de a guerra começar.

Palestinos que estavam presos

O primeiro grupo de 39 palestinos presos, entre eles adolescentes, foi solto nesta sexta. Eles foram transferidos de diferentes presídios onde estavam, todos na Cisjordânia, e levados a um centro penitenciário da cidade de Ramala para, de lá, serem libertados.

O porta-voz do ministério catari, Majed Al-Ansari, confirmou que os palestinos foram libertados.

Catar e Egito monitoram cumprimento a acordo

O acordo começou a vigorar às 7h no horário local (2h em Brasília). O cessar-fogo vale no norte e no sul de Gaza, informou o Ministério das Relações Exteriores do Catar, que mediou o acordo. O Hamas confirmou em seu canal no Telegram que todas as hostilidades de suas forças vão cessar.

O Catar disse que uma sala de operações em Doha vai monitorar a trégua e a libertação dos reféns, e que matém linhas diretas de comunicação com Israel, com o escritório político do Hamas em Doha e com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES