Índia faz histórico pouso no polo sul da Lua; 1º país a conquistar esse feito

Vale ressaltar que o módulo foi lançado no dia 14 de julho e realizou seu pouso na superfície lunar aproximadamente às 9h33 desta quarta-feira, de acordo com o horário de Brasília.

Sonda espacial Chandrayaan-3 momentos antes de realizar com sucesso sua aterrissagem na superfície lunar | ISRO/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Índia conquistou um feito notável ao se tornar o primeiro país a realizar um pouso bem-sucedido no polo sul da Lua, em uma missão histórica realizada nesta quarta-feira (23), em uma região previamente não explorada localizada no lado oculto do satélite natural.

Durante uma transmissão ao vivo, os indianos exibiram uma representação gráfica da sonda espacial pousando suavemente na superfície lunar.

"Conseguimos um pouso suave na Lua, a Índia está na Lua", anunciou com entusiasmo Sreedhara Panicker Somanath, presidente da Indian Space Research Organisation (ISRO), a agência espacial indiana. O primeiro-ministro do país, Narendra Modi, também expressou sua satisfação, chamando o momento de "sem precedentes" e um marco para uma "nova Índia em desenvolvimento".

Vale ressaltar que o módulo foi lançado no dia 14 de julho e realizou seu pouso na superfície lunar aproximadamente às 9h33 desta quarta-feira, de acordo com o horário de Brasília.

Essa conquista adquire uma dimensão histórica considerando que diversos países têm tentado realizar pousos no polo sul da Lua. Entre eles, Estados Unidos, Japão, Europa, China e Israel fizeram tentativas, mas todas as missões anteriores falharam.

No domingo passado (20), a Rússia buscou se tornar o primeiro país a pousar no lado oculto da Lua por meio da missão Luna-25, porém, a sonda perdeu o controle e colidiu com o satélite.

Já no mês de abril deste ano, o Japão também tentou enviar a sonda ispace para essa região, mas perdeu a comunicação com a sonda minutos antes de completar a tarefa. O local de pouso escolhido pela Índia é caracterizado por ser uma superfície lunar complexa, com grandes crateras e encostas íngremes, além de estar na escuridão perpetua, resultando em temperaturas extremamente baixas de até -203°C.

Conforme as autoridades, devido a essas condições desafiadoras, operar equipamentos de exploração nessa área é extremamente difícil. Portanto, um pouso suave representa um feito significativo, indicando que o módulo não foi danificado.

A missão indiana, denominada Chandrayaan-3, tem como objetivo explorar a Lua. A primeira incursão espacial desse projeto, em 2008, identificou a presença de água em sua superfície. No entanto, ainda há a necessidade de obter mais detalhes sobre a quantidade e a localização dessa água, bem como determinar se ela está congelada.

Além disso, a exploração da superfície nas regiões polares da Lua, composta de rochas e solo, pode contribuir para compreender a formação do Sistema Solar e fornecer insights valiosos sobre essa fase da história cósmica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES