Israel diz que Hamas violou trégua e anuncia a retomada do combate na Faixa de Gaza

Foguete lançado da Faixa de Gaza foi interceptado pelos militares israelenses nesta sexta-feira (1º)

Israel diz que Hamas violou trégua e anuncia a retomada do combate na Faixa de Gaza | Foto: Forças de Defesa de Israel
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Israel anunciou que retomará as operações militares contra o Hamas após o grupo violar o acordo de trégua nesta sexta-feira (1º). Durante a madrugada, as Forças de Defesa de Israel interceptaram um foguete lançado da Faixa de Gaza. 

O foguete foi lançado contra Israel pouco antes do término do acordo de cessar-fogo, programado para as 7h no horário local desta sexta-feira (2h, horário de Brasília). Adicionalmente, sirenes de alerta de ataque foram acionadas em comunidades israelenses próximas ao enclave. 

A mídia palestina relatou explosões e tiros no norte da Faixa de Gaza momentos antes do término da trégua. Subsequentemente, Israel anunciou a realização de ataques aéreos contra alvos do Hamas no território palestino. O gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu declarou que, além do ataque contra Israel, o Hamas não cumpriu a liberação de todas as mulheres reféns, conforme estipulado no último acordo. 

O período de cessar-fogo temporário entre Israel e o Hamas abrangeu sete dias e foi notável pela troca de reféns, onde o Hamas liberou pessoas sob seu poder em troca de prisioneiros palestinos detidos por Israel. Durante essa pausa, a Faixa de Gaza recebeu envios de ajuda humanitária destinados aos civis palestinos.

Iniciada em 24 de novembro, a trégua foi prorrogada duas vezes, sendo a última extensão anunciada na quinta-feira (30). Nesse contexto, o Hamas se comprometeu a libertar mais reféns, enquanto Israel anunciou a soltura de mais presos palestinos. Segundo a ONU, durante o período de trégua, mais de 80 reféns capturados pelo Hamas em 7 de outubro foram liberados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES