Médico que vendia kit com hidroxicloroquina para Covid é condenado à prisão

Jennings Ryan Staley contrabandeou hidroxicloroquina e mentia que a droga era um tratamento '100% eficaz' contra a Covid-19.

Médico que vendia kit com hidroxicloroquina para Covid é condenado à prisão | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A justiça dos Estados Unidos condenou, na última sexta-feira (27), um médico por ter contrabandeado e vendido hidroxicloroquina como uma droga dentro de um “kit tratamento” para Covid-19.

O condenado se chama Jennings Ryan Staley. A Justiça deu a ele uma pena de 30 dias preso em uma cadeia e um ano em prisão domiciliar.

Médico que vendia kit com hidroxicloroquina para Covid é condenado à prisão- Foto: Reprodução

Leia Mais

O médico, ainda no ano passado, já havia se declarado culpado por importar a droga de um negociante chinês fingindo que se tratava de “extrato de batata”.

Ele também confessou que a ideia era vender “kits de tratamento” para Covid-19 em março e abril de 2020. Staley ainda procurou investidores para o esquema, de acordo com a promotoria: ele prometia triplicar o dinheiro em 90 dias.

Médico que vendia kit com hidroxicloroquina para Covid é condenado à prisão- Foto: Reprodução

Para investigar a fundo o esquema, um agente do FBI se passou por um cliente interessado em conversar com Staley. O médico disse ao agente que o kit com hidroxicloroquina era uma cura de 100%, uma bala mágica, uma arma fantástica e “quase boa demais para ser verdade”.

Staley afirmou que o “kit tratamento” daria imunidade de seis semanas. O agente do FBI pagou US$ 4.000 pelor “kits de tratamento”.

Sem saber que ele havia vendido “kits tratamento” a um agente do FBI, o médico foi entrevistado por outros agentes que se identificaram. Na entrevista, ele negou que havia afirmado que o “kit” que ele vendia era uma cura com 100% de eficácia —não só negou o que havia dito, como ainda disse que tal afirmação “seria tolice”, de acordo com a promotoria.

Em março de 2021 a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou uma diretriz na qual pede fortemente que a hidroxicloroquina não seja usada como tratamento preventivo da Covid-19.

Médico que vendia kit com hidroxicloroquina para Covid é condenado à prisão- Foto: Reprodução

No Brasil, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde (Conitec) aprovou diretrizes duas vezes sobre o assunto, em maio e dezembro. Nas duas vezes, a comissão afirmava que não se devia usar remédios como a cloroquina, a azitromicina, a ivermectina e outros medicamentos sem eficácia para tratar a doença – tanto em ambulatórios (casos leves) como em hospitais, quando o paciente está internado.

No entanto, o Ministério da Saúde do governo do Brasil rejeitaram as diretrizes do Conitec.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES