'Nunca tivemos tanta força', diz Putin durante discurso em estádio lotado

Em meio à guerra da Ucrânia, o líder russo fez um discurso recheado de tons nacionalistas para cerca de cem mil pessoas.

Em meio à guerra da Ucrânia, o líder russo fez um discurso recheado de tons nacionalistas para cerca de cem mil pessoas. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Shows de cantores pop, músicas nacionalistas, bandeiras, telões e efeitos especiais. Esse foi o cenário no qual o presidente da Rússia, Vladimir Putin, discursou para cerca de cem mil pessoas em um estádio de Moscou nesta sexta-feira (18). As informações são do g1.

Em meio à guerra da Ucrânia, o líder russo fez um discurso recheado de tons nacionalistas e afirmou que seu país nunca teve "tanta força" como agora.

Putin - Foto: Sputnik/Ramil Sitdikov/Kremlin 

Ovacionado por apoiadores, Putin enalteceu ainda as tropas russas que estão na Ucrânia e parabenizou soldados que estão lutando no front. Para justificar o que chamou de "operação militar" no país vizinho, o líder russo alegou que está salvando os ucranianos de forças neonazistas e "evitando um genocídio" por lá. 

"A Rússia já tinha feito todo o possível para levantar a Crimeia. Sebastopol criou uma barreira contra os neonazistas, e as pessoas em Donbass também não concordaram com esse governo", discursou o presidente russo.

Oficialmente, o evento foi realizado para celebrar os oito anos da anexação pela Rússia da região da Crimeia, que antes pertencia à Ucrânia. A festa ocorreu no estádio de Luzhniki, que, em 2018, sediou a cerimônia de abertura e a partida final da Copa do Mundo, vencida pela França. Construído na década de 1950, o estádio sediava também jogos da seleção de futebol da União Soviética. 

Leia Mais

Com capacidade para 90 mil pessoas, o local estava totalmente lotado por pessoas balançando bandeiras da Rússia e vestidas com as cores do país. Do lado de fora, centenas de pessoas também acompanhavam a festa dentro do estádio através de um telão.

Antes e depois do discurso de Putin, houve shows com nomes do pop russo que apoiam o regime atual ou que ainda não se manifestaram contra a guerra. Artistas cantaram também clássicos do nacionalismo do país e canções que enaltecem soldados de guerra.

Estádio em Moscou - Foto: via Reuters

Interrupção da transmissão

Mas um episódio roubou as atenções. Já na parte final do discurso de Putin, a transmissão, feita pela TV estatal russa, foi bruscamente interrompida e transferida para um show que havia sido transmitido pouco antes do discurso do presidente russo.

Houve rumores de que algum episódio inesperado pudesse ter causado a interrupção, mas o Kremlin alegou que houve uma falha técnica e, por isso, o trecho final do discurso não pode ser transmitido no momento. Putin deixou o estádio logo após o discurso, segundo relataram a agências de notícias assistentes do evento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES