Ovo fossilizado contendo um embrião de dinossauro é descoberto na China

O ovo encontrado mede 16,7 centímetros de comprimento por 7,6 cm de largura, enquanto o embrião ultrapassa 23 cm.

Descoberta de embrião de dinossauro é um marco na paleontologia | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cientistas na China fizeram uma descoberta notável ao encontrarem um embrião de dinossauro extremamente bem preservado dentro de um ovo, levantando questões cruciais sobre a fase anterior ao nascimento dessas criaturas pré-históricas e sua relação com as aves. Batizado de "Baby Yingliang," o fóssil tem uma idade estimada entre 66 e 72 milhões de anos e foi revelado em um artigo revisado por pares publicado na revista iScience.

O ovo encontrado mede 16,7 centímetros de comprimento por 7,6 cm de largura, enquanto o embrião ultrapassa 23 cm. De acordo com os pesquisadores da China, Reino Unido e Canadá, este fóssil pertence a um oviraptorossauro, um dinossauro terópode não aviário, em estágio avançado de desenvolvimento, prestes a ganhar vida.

Embora tenham sido encontrados muitos ovos e ninhos de dinossauros ao longo dos últimos 100 anos, este espécime articulado é considerado um dos embriões de dinossauro não aviário mais completos já descobertos, tornando essa descoberta extraordinariamente rara. 

Segundo Fion Waisum Ma, uma das co-autoras do estudo, a falta de fósseis desse tipo limitou a compreensão dos cientistas sobre as primeiras fases de crescimento e desenvolvimento dos dinossauros até a eclosão. No entanto, essa /noticias/fossil-de-230-milhoes-de-anos-e-encontrado-no-interior-do-rs-479416pode mudar esse cenário.

Além disso, o bebê dinossauro apresenta características que podem lançar luz sobre o processo evolutivo das aves modernas, pois sua posição dentro do ovo se assemelha à das aves. Isso é algo que nunca tinha sido observado em fósseis de terópodes não aviários.

Leia Mais

O ovo foi mantido no Museu de História Natural Yingliang Stone, no sul da China, por 15 anos antes de os estudos começarem. O curador da instituição identificou os ossos preservados entre as fissuras dos ovos fossilizados.

A posição do Baby Yingliang no ovo, com a cabeça voltada para baixo e os pés de cada lado, e as costas enroladas ao longo do ovo, é semelhante à posição de pré-eclosão das aves modernas. Essa disposição é crucial para o sucesso do nascimento, pois oferece maior estabilidade à cabeça, tornando a quebra da casca mais eficaz.

Esta é a primeira vez que os cientistas encontram um embrião de terópode não aviário nessa postura, o que levanta a hipótese de que esse comportamento possa ter se originado com esses dinossauros. No entanto, os cientistas ressaltam que é preciso encontrar mais fósseis embrionários para sustentar essa afirmação.

As aves evoluíram a partir dos dinossauros terópodes durante a Era Mesozoica, herdando muitos traços aviários de seus ancestrais répteis, incluindo características reprodutivas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES