Papa Francisco denuncia a indústria de armas ao fazer um apelo de Natal pela paz

Papa fez a bênção anual “Urbi et Orbi” (“para a cidade e o mundo”) nesta segunda-feira.

Papa Francisco denuncia a indústria de armas ao fazer um apelo de Natal pela paz | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Papa Francisco criticou, na segunda-feira (25), a indústria de armas e seus "instrumentos de morte" que alimentam conflitos, ao fazer um apelo no dia de Natal pela paz no mundo, especialmente entre Israel e os palestinos.

Ele lamentou o "ataque abominável" do Hamas contra o sul de Israel em 7 de outubro, pediu a libertação de reféns e apelou pelo fim da campanha militar de Israel em Gaza, destacando a preocupação com a morte de civis inocentes. O Papa também instou à ajuda humanitária para os necessitados.

Francisco dedicou a bênção do dia de Natal a um apelo à paz no mundo, observando que a história bíblica do nascimento de Cristo em Belém enviou uma mensagem de paz. Mas ele disse que Belém “é um lugar de tristeza e silêncio” este ano.

A benção anual “Urbi et Orbi” (“Para a cidade e o mundo”) de Francisco normalmente oferece um lamento de toda a miséria que o mundo enfrenta, e a edição deste ano não foi diferente.

Da Armênia e do Azerbaijão à Síria e ao Iemen, da Ucrânia ao Sudão do Sul e ao Congo e à península coreana, Francisco apelou a que as iniciativas humanitárias, o diálogo e a segurança prevaleçam sobre a violência e a morte.

Ele apelou aos governos e às pessoas de "boa vontade" nas Américas, em particular, para que abordem o “fenômeno preocupante” da migração e os seus “traficantes inescrupulosos” que se aproveitam de inocentes apenas à procura de uma vida melhor.

Ele mirou especialmente na indústria de armas, que, segundo ele, alimentava os conflitos em todo o mundo, com quase ninguém prestando atenção.

“Isso deveria ser falado e escrito, de modo a trazer à luz os interesses e os lucros que movem as cordas fantoches da guerra”, disse ele. “E como podemos falar de paz, quando a produção, as vendas e o comércio de armas estão aumentando?”

Francisco tem criticado frequentemente a indústria de armas, chamando-a de “mercadores da morte” e disse que as guerras atuais, na Ucrânia, em particular, estão sendo usadas para experimentar novas armas ou para esgotar arsenais antigos.

Ele apelou à paz entre Israel e os palestinos e que o conflito seja resolvido “através de um diálogo sincero e perseverante entre as partes, sustentado por uma forte vontade política e pelo apoio da comunidade internacional”.

Autoridades do Vaticano disseram que cerca de 70 mil pessoas lotaram a Praça de São Pedro para o discurso e bênção de Francisco ao meio-dia. Entre elas, estavam muitas pessoas que ostentavam bandeiras palestinos, bem como algumas bandeiras ucranianas.

O discurso de Francisco marcou sua aparição principal no dia de Natal, embora se espere que ele entregue uma bênção na terça-feira, festa de Santo Estêvão, que também é feriado na Itália. Completando o feriado, ele celebrará uma vigília de Ano Novo na basílica e uma missa no dia seguinte.

Apesar do recente crise de bronquite, Francisco, de 87 anos, parecia estar bem na segunda-feira e durante a missa da véspera de Natal da noite anterior, embora ocasionalmente tossisse e parecesse sem fôlego.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES