Portugal deve ter crescimento acima da média europeia com 5,5% em 2022

Previsões de Inverno da Comissão Europeia confirmam efeito da variante Ómicron no abrandamento da actividade económica.

António Costa e Ursula Von der Leyen estavam optimistas em Setembro | RUI GAUDENCIO
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão Europeia fez revisão da projecção para o crescimento da economia na União Europeia e na zona euro, que este ano de 2022 deverá fixar-se nos 4%, menos 0,3% do que o previsto no Outono.

Neste cenário, Portugal deverá crescer acima da média europeia, com Bruxelas a projectar um aumento de 5,5% do Produto Interno Bruto em 2022 e o país a atingir o nível pré-pandémico no segundo trimestre.

“Temos uma boa previsão para o crescimento português em 2022”, confirmou o comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni, quando questionado sobre a economia nacional na apresentação das Previsões de Inverno, em Bruxelas.

Gentiloni afirmou que este exercício intercalar não tem em conta os desenvolvimentos políticos nos Estados-membros, como as eleições de 30 de Janeiro, cujo resultado não quis comentar para além de notar que “a estabilidade é sempre um facto positivo para este tipo de avaliações”.

De resto, recordou o pedido feito por Bruxelas em Novembro, após o chumbo do Orçamento de Estado na Assembleia da República, para a apresentação de um novo plano em Bruxelas tão depressa quanto possível após a tomada de posse do novo Governo. “Estamos agora à espera deste documento”, notou.

Escassez de matérias-primas

A revisão das previsões para o crescimento na UE resulta da diminuição da actividade económica verificada no final de 2021 e que se manteve no arranque de 2022, com a propagação da variante Ómicron pela Europa. Outros factores, para além do efeito da pandemia, contribuíram para a redução no ritmo da recuperação económica no início deste ano: a escassez de matérias-primas e de equipamentos que tem tido impacto na produção industrial, e a falta de mão-de-obra nos serviços. O elevado preço da energia é outro dos grandes constrangimentos.

Assim, no último trimestre de 2021 a dinâmica do crescimento abrandou de forma acentuada para 0,4%, contra os 2,2% do trimestre anterior. Mas o abrandamento deverá ser breve, estimam os técnicos da Comissão, que acreditam que a economia europeia retomará o caminho do crescimento projectado no segundo trimestre, com a melhoria da situação sanitária e a normalização dos fluxos comerciais a nível global.

“Depois de um crescimento de 5,3% em 2021, melhor do que o esperado, estamos agora a rever ligeiramente a nossa estimativa para 2022, que é de 4%, tanto para a UE como para a zona euro”, anunciou o comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni, esta quinta-feira, em Bruxelas.

O responsável não se mostrou preocupado com o desempenho dos últimos meses, garantindo que “os fundamentos permanecem sólidos” e que “a economia recuperará a tracção e a trajectória expansionista” — com todos os Estados-membros da UE a conseguirem ultrapassar os níveis de riqueza anteriores à pandemia até ao final do ano.

Para 2023, a Comissão estima um crescimento mais moderado de 2,8% na UE e 2,7% na zona euro, ligeiramente acima da anterior previsão de 2,5%. O PIB português deverá crescer 2,6% no próximo ano.

António Costa e Ursula Von der Leyen (Foto: Rui Gaudencio)Consumo privado deve aumentar com recuperação do emprego

Segundo Gentiloni, o consumo privado, que deverá aumentar graças à recuperação do emprego e aos níveis recorde de poupanças acumuladas, continuará a ser o principal motor do crescimento económico.

“O investimento continuará dinâmico, com a manutenção das condições favoráveis de financiamento, e o grande impulso da implementação dos planos nacionais de recuperação e resiliência nos próximos dois anos”, acrescentou o comissário.

Nestas previsões de Inverno, a Comissão foi obrigada a recalcular as suas estimativas para a inflação, que em 2021 teve uma subida “considerável” e muito mais rápida do que o esperado no anterior exercício, atingindo um valor recorde de 5,1% em Janeiro de 2022.

Os números revistos apontam para um pico de 4,8% no primeiro trimestre deste ano, e uma diminuição para um valor acima dos 3% no terceiro trimestre.

Gentiloni voltou a responsabilizar a alta dos preços da energia, bem como os problemas na cadeia de abastecimento global, pelo fenómeno — que a Comissão continua a apontar como temporário, com a pressão inflacionista a aliviar ao longo deste ano para um valor inferior ao 2% em 2023 (1,7% na zona euro). Recorde-se que esse é o valor de referência e o objectivo do Banco Central Europeu.

O comissário da Economia assinalou os riscos e incertezas que ainda pairam sobre a recuperação económica, nomeadamente se os custos da inflação acabarem por ser transferidos dos produtores para os consumidores em maior medida do que previsto, “amplificando o risco de efeitos de segunda orem”.

Porém, a grande nuvem negra é a instabilidade geopolítica, e a situação de tensão e impasse na Europa de Leste, que representa “um risco acentuado para as perspectivas de crescimento”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES