Primeiro grupo de reféns do Hamas é libertado e recebido por Cruz Vermelha

Essa liberação marca o início do cumprimento de um acordo entre o grupo terrorista Hamas e Israel

Primeiro grupo de reféns do Hamas é libertado e recebido por Cruz Vermelha | Imagem: Reprodução/GloboNews
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após mais de um mês e meio sob o controle do Hamas, 13 reféns foram libertados nesta sexta-feira (24), por volta das 16h30 no horário local (11h30 em Brasília). A informação foi divulgada pelo jornal israelense The Times of Israel, que relata que o grupo já embarcou em ambulâncias da Cruz Vermelha e está a caminho da passagem de Rafah, na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito.

Essa liberação marca o início do cumprimento de um acordo entre o grupo terrorista Hamas e Israel nos últimos dias. A expectativa é que, até segunda-feira (27), mais três grupos, cada um composto por pelo menos dez reféns, sejam libertados diariamente, totalizando 50 reféns ao longo dos quatro dias de cessar-fogo.

Segundo o The Times of Israel, entre os reféns recém-libertados, 12 são do kibutz Nir Oz, localizado próximo à Faixa de Gaza. Aproximadamente 75 moradores desse local foram sequestrados durante os ataques ocorridos em 7 de outubro, incluindo 13 crianças. Esse número representa um quinto do total de cerca de 240 pessoas sequestradas pela facção terrorista palestina nesse episódio, que resultou em uma incursão brutal no território israelense, causando 1.200 mortes e desencadeando confrontos subsequentes na Faixa de Gaza.

Ao mesmo tempo, representa uma esperança em relação a uma possibilidade de diálogo entre as partes beligerantes --mesmo que ambas já tenham garantido que pretendem prosseguir com os enfrentamentos assim que o cessar-fogo previsto pelo acordo, a princípio de quatro dias, chegue ao fim. Também promete um alívio, ainda que temporário, para o primeiro-ministro Binyamin Netanyahu. Manifestantes vinham pressionando o seu governo em atos quase diários que exigem mais esforços pela soltura das vítimas.

A contrapartida para a libertação dos reféns é a soltura de 150 mulheres e menores de 19 anos palestinos atualmente detidos em presídios israelenses. O jornal israelense Times of Tel Aviv informou nesta sexta que o primeiro grupo será formado por 39 palestinos, e já há registros de alguns deles sendo retirados de penitenciárias no Estado judeu para a Cisjordânia.

Muitos desses palestinos foram presos sem julgamento prévio, e por crimes menos graves, como arremessar pedras contra soldados israelenses, fabricar explosivos, causar danos a propriedades e manter contatos com organizações hostis. Além disso, nenhum deles é acusado de homicídio.

(Com informações da FolhaPress)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES