Reino Unido registra recorde histórico de temperatura, com marca de 40,2°C

As altas temperaturas já causaram mais de mil mortes na Europa. O recorde antecipa calor previsto para o ano de 2050, o aquecimento é a causa.

Reino Unido sofre com altas temperaturas e bate recorde com 40,2°C | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em meio a uma das piores ondas de calor na Europa na última década, o Reino Unido registrou a maior temperatura da sua história, nesta terça-feira (19). Aos arredores do aeroporto de Heathrow, em Londres, os termômetros marcaram 40,2°C.

O serviço nacional de meteorologia do país, o Met Office, confirmou que a temperatura é a maior desde que o início das medições no Reino Unido. O chefe de ciência e tecnologia do Met Office, Stephen Belcher, associou o recorde ao aquecimento global e afirmou que, em outro caso, seria virtualmente impossível que o país chegasse a 40ºC.

Reino Unido sofre com altas temperaturas e bate recorde com 40,2°C (Foto: Divulgação)"Para mim, (o recorde) é um lembrete real de que o clima mudou e vai continuar a mudar. Pesquisas do Serviço de Meteorologia mostram que, em tempos normais, seria virtualmente impossível que o Reino Unido alcançasse a temperatura de 40ºC", declarou.

Por causa das altas temperaturas, incêndios começaram a ser registrados em Londres, atingindo rodovias e áreas residenciais, e o prefeito, Sadiq Kahn, afirmou que há diversos focos de incêndio nos arredores da capital britânica.

Leia Mais

Como ao longo do dia as temperaturas ainda devem subir, o recorde está sendo considerado temporário. Mais cedo, as temperaturas já haviam atingido a maior temperatura até então registrada na história do país, de 39,1ºC na cidade de Charlwood, no sul.

A onda de calor que tem atingido a Europa nos últimos dias está seguindo para o norte do continente, uma região tipicamente mais fria, e onde o ar-condicionado é um item raro, além de os prédios serem construídos para reter o calor.

Em Paris, as temperaturas devem ultrapassar os 40ºC ainda nesta terça-feira, também um recorde na capital francesa.

Turistas se protegem do sol em visita à torre Eiffell em Paris (Foto: Reprodução)Antes das temperaturas de hoje, o recorde antigo no Reino Unido era de 38,7°C, alcançado em 2019, quando a Europa também enfrentou uma onda de calor, embora menos intensa que a deste ano.

Por conta disso o Estado do Reino Unido emitiu um alerta vermelho para o calor, o que significa que há um risco potencial de vida.

Segundo meteorologistas, a atual onda de calor pode, inclusive, antecipar em 28 anos uma previsão climática feita para o Reino Unido. A estimativa dos britânicos era de só que em 2050 o verão teria temperaturas de 40ºC, o que já pode ser realidade nesta semana.

Mortes e incêndios

Desde o início da onda de calor que atinge a Europa no verão do continente em 2022, mais de 1000 pessoas já morreram em decorrência das altas temperaturas, segundo órgãos de saúde da Espanha e de Portugal.

Incêndios tomam conta de países na Europa e afetam Espanha e Portugal (Foto: Reprodução)Na França, incêndios queimaram parte das florestas do sul do país, e dezenas de pessoas tiveram que deixar suas casa.

Mas os países mais atingidos pelo calor até agora são Portugal e Espanha. Ambos os países sofrem com incêndios florestais em diferentes pontos de seus territórios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES