Starship, maior foguete do mundo, explode após segunda tentativa de voo nos EUA

Devido ao incidente, os operadores perderam contato com a cápsula. Felizmente, na ocasião, não havia tripulação.

SpaceX lança Starship | SpaceX
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O veículo espacial Starship, da empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk, explodiu na manhã deste sábado (18) após uma decolagem em Boca Chica, no Texas. Devido ao incidente, os operadores perderam contato com a cápsula. Felizmente, na ocasião, não havia tripulação.

A explosão aconteceu no propulsor Super Heavy - parte inferior da nave, cerca de três minutos depois do lançamento, após ele se separar da cápsula Starship - parte superior. A empresa se manifestou sobre o ocorrido e afirmou que isso não era programado, porém, sabia da possibilidade de um incidente. 

"O propulsor sofreu uma rápida desmontagem não programada logo após a separação do estágio, enquanto os motores da nave funcionaram por vários minutos em seu caminho para o espaço [...] com um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos, e o teste de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship enquanto a SpaceX busca tornar a vida multiplanetária", afirmou a empresa.

Lançamento Starship | FOTO: Reprodução

De acordo com a ministração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), não houve feridos nem danos à propriedade pública por conta do acidente. Esta é a segunda tentativa de realizar um voo bem-sucedido com a nave. A primeira foi em abril, mas o equipamento explodiu antes de atingir a órbita terrestre.

O segundo lançamento deveria ter acontecido nesta sexta-feira (17), mas foi adiado para este sábado (18). Segundo o presidente da empresa, Elon Musk, o evento foi postergado devido à necessidade de trocar uma peça de controle de voo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES