SpaceX faz lançamento do maior foguete do mundo: “decolou com sucesso”

O lançamento ocorreu da base aérea em Boca Chica, no Texas (EUA). Não há tripulação embarcada.

Starship foi lançada da base de Boca Chica, no Texas (EUA) | Reprodução/SpaceX
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A empresa de foguetes SpaceX lançou na manhã deste sábado (18), o /tudo-sobre/noticias/starshipfoguete Starship, considerado o maior e mais poderoso do mundo. O lançamento ocorreu da base aérea em Boca Chica, no Texas (EUA). Não há tripulação embarcada.

Nesta manhã, no X, a Space X informou que o lançamento ocorreu com sucesso. "Parabéns a toda a equipe da SpaceX pelo emocionante segundo teste de voo integrado da Starship! A Starship decolou com sucesso impulsionada pelos 33 motores Raptor no Super Heavy Booster e passou pela separação de estágio.", informou.

Esta é a segunda tentativa de realizar um voo bem-sucedido com a nave. A primeira foi em abril, mas o equipamento explodiu antes de atingir a órbita terrestre. Também não havia tripulação. O segundo lançamento deveria ter acontecido nessa sexta-feira (17), mas foi adiado para este sábado (18). Segundo o presidente da empresa, Elon Musk, o evento foi postergado por causa da necessidade de trocar uma peça de controle de voo. 

Na página oficial da SpaceX, a empresa informou que o plano de voo do novo lançamento foi semelhante ao de abril. "O primeiro teste de voo da Starship proporcionou várias lições aprendidas que contribuíram diretamente para várias melhorias tanto na nave quanto na infraestrutura terrestre, a fim de aumentar a probabilidade de sucesso em voos futuros. O segundo teste de voo apresentará um sistema de separação em estágio quente e um novo sistema eletrônico de controle de vetor de empuxo (TVC) para os motores Raptor Super Heavy, além de reforços na fundação do lançamento e um defletor de chama de aço refrigerado a água, entre muitos outros aprimoramentos", informou a Space X, ao comunicar o lançamento neste sábado.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES