Taxa de pobreza na Argentina atinge 57,4%, nível mais alto em duas décadas

Em janeiro deste ano, a taxa de pobreza atingiu o maior patamar em 20 anos, afetando cerca de 27 milhões de argentinos

Pobreza atingiu 57,4% da população argentina em 2024 | Juan Mabromata/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A recente divulgação do relatório "Argentina século XXI: Dívidas sociais crônicas e desigualdades crescentes. Perspectivas e desafios", pelo Observatório da Dívida Social Argentina, revelou que a pobreza no país aumentou significativamente. Em janeiro deste ano, a taxa de pobreza saltou para 57,4%, representando o maior patamar em 20 anos e afetando cerca de 27 milhões de argentinos. Essa cifra alarmante contrasta com os 49,5% registrados em dezembro de 2023.

O relatório atribui esse avanço diretamente à desvalorização implementada pelo governo em dezembro passado, resultando em aumentos nos preços das cestas básicas e dos alimentos em geral. Essa situação persistiu apesar dos ajustes em fontes secundárias de renda, como aposentadorias e rendimentos do trabalho. Além disso, a indigência foi identificada em 15% da população, segundo o estudo.

O diretor do Observatório da Dívida Social da Universidade Católica da Argentina, Agustín Salvia, enfatizou que essas conclusões baseiam-se em simulações estatísticas "a partir dos dados da pesquisa do terceiro trimestre do ano passado", segundo publicação de O Globo.

Ele alertou para a gravidade da situação, destacando que os mais afetados são "a classe média baixa e os trabalhadores de baixa qualificação". "Não creio que estejamos muito longe do que está acontecendo".

Salvia comparou a situação atual com a crise de 2001-2002, quando os indicadores de pobreza atingiram seu pico, ressaltando a urgência de uma resposta eficaz por parte do governo para evitar uma crise social ainda mais grave. "A diferença é que naquela época estávamos saindo de uma crise e agora, se o programa do governo não funcionar, estamos entrando nela", alertou Salvia na reportagem de O Globo. 

O relatório também apontou que as famílias de classe média e baixa que não são beneficiárias de programas sociais foram duramente atingidas. Enquanto isso, entre os beneficiários desses programas, a taxa de pobreza aumentou para 85,5% em janeiro de 2024, apesar das políticas de auxílio implementadas.

Diante desse cenário desafiador, o presidente Javier Milei expressou sua preocupação, destacando a necessidade urgente de mudanças e afirmando o compromisso de sua administração em enfrentar essa crise social.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES