Vaticano confirma participação do Papa Francisco na Vigília Pascal deste sábado (30)

Ontem, o Pontífice cancelou, na última hora, sua participação na Via Sacra no Coliseu, em Roma

Papa Francisco durante evento em Marselha, na França | Benoit Tessier/REUTERS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Vaticano anunciou que o Papa Francisco irá participar da Vigília Pascal neste sábado (30), conforme planejado, após o cancelamento repentino de sua presença na procissão da Sexta-Feira Santa.

O QUE ACONTECEU: O boletim diário do Vaticano esclareceu que o Papa vai liderar a longa vigília na Basílica de São Pedro, considerado um dos momentos mais solenes do calendário litúrgico católico. 

O culto, previsto para iniciar às 19h30, relembra a ressurreição de Jesus e traz o sacramento do batismo para oito adultos convertidos. 

Na agenda pontifical, também há uma Missa de Páscoa e a tradicional mensagem "Urbi et Orbi" (para a cidade e o mundo) no domingo (31) de manhã.

CANCELAMENTO INESPERADO: O cancelamento de sua participação na Via Sacra na sexta-feira ocorreu devido à preocupação com sua saúde, anunciada pelo Vaticano momentos antes do início do evento. Francisco acompanhou a procissão remotamente de sua residência. Sua ausência levantou questões sobre seu estado físico, dado seus 87 anos e desafios de mobilidade decorrentes de problemas no joelho, frequentes episódios de bronquite e gripe.

Papa não participou da Via Sacra (Foto: Reprodução)

A Via Sacra, realizada no Coliseu de Roma, reencena a Paixão e morte de Jesus Cristo, com fiéis percorrendo o antigo local romano para orações e meditações.

A Semana Santa, que culmina no domingo de Páscoa, é o ápice do calendário litúrgico cristão, celebrando a ressurreição de Jesus. Este ano marca o retorno de Francisco à procissão após sua ausência em 2023, devido a um período de recuperação após uma hospitalização por bronquite.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES