Vencedor do Nobel da Paz, é condenado à prisão em Bangladesh

. Apesar disso, a primeira-ministra Sheikh Hasina lançou sérias acusações, alegando que o banqueiro estava “sugando o sangue dos pobres”.

Muhammad Yunus, vencedor do Nobel da Paz | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um tribunal em Bangladesh emitiu uma sentença de seis meses de prisão contra Muhammad Yunus, banqueiro e laureado com o Prêmio Nobel da Paz. A acusação baseia-se em supostas violações da legislação trabalhista.

Yunus, de 83 anos, recebeu o Nobel em 2006 por seu trabalho em retirar milhões de pessoas da pobreza, graças ao seu banco inovador de microcréditos. Apesar disso, a primeira-ministra Sheikh Hasina lançou sérias acusações, alegando que o banqueiro estava "sugando o sangue dos pobres".

Na segunda-feira (1º), Yunus e três colaboradores da Grameen Telecom, empresa por ele fundada, foram condenados por não estabelecerem um fundo de assistência aos funcionários, conforme relatado pela AFP. Os quatro têm um mês para apelar da decisão e estão em liberdade sob fiança enquanto aguardam a apelação.

Khaja Tanvir, advogado de Yunus, levantou a possibilidade de motivação política por trás do caso, sugerindo um possível assédio a Yunus, segundo informações da Reuters. Apoiadores do banqueiro argumentam que essas acusações podem estar relacionadas a uma consideração anterior de Yunus em criar um partido político para rivalizar com a Liga Awami de Hasina.

Muhammad Yunus, nascido em 1940, é muçulmano não-praticante e estudou Ciências Econômicas em Nova Délhi. Após ampliar seus estudos nos Estados Unidos, retornou a Bangladesh em 1972 para liderar o departamento de Economia da Universidade de Chittagong.

Seu trabalho em projetos sociais impulsionou o reconhecimento internacional, culminando no Nobel da Paz em 2006, destacando a criação do Grameen Bank, especializado em conceder microcréditos a pessoas de baixa renda. O Comitê Nobel elogiou os microcréditos como uma "importante força de libertação" em sociedades desafiadas, e Yunus passou a ser conhecido como o "banqueiro dos pobres".

Além disso, Yunus recebeu o Louro Olímpico durante a abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, uma honraria concedida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) a personalidades que promovem o desenvolvimento social por meio do esporte. O prêmio foi concedido em reconhecimento à Yunus Sports Hub, uma organização que promove o empreendedorismo social ligado ao esporte, visando apoiar projetos esportivos autossustentáveis que enfrentam problemas sociais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES