Inverno começa nesta quarta menos rigoroso, influenciado pelo El Niño

Foi confirmada a chegada do El Niño neste mês pelo Centro de Previsão Climática da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA)

Inverno começa nesta quarta menos rigoroso, influenciado pelo El Niño | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Brasil, o inverno terá início às 11h58 desta quarta-feira, dia 21, e se estenderá até às 3h50 do dia 23 de setembro. Neste ano, devido à presença do fenômeno El Niño, espera-se que a estação mais fria apresente temperaturas mais suaves. 

Durante o El Niño, ocorre o aquecimento das águas do Pacífico ao longo da Linha do Equador, resultando em alterações na circulação de ventos e na distribuição de chuvas em escala global. Como consequência dessa influência, é previsto que neste inverno as regiões Norte e Nordeste do Brasil apresentem chuvas abaixo da média, enquanto o Sudeste e o Sul tendem a receber volumes maiores de precipitação. 

“Geralmente, o impacto que o El Niño causa no Brasil é a redução de chuvas nas regiões Norte, Nordeste, enquanto na Região Sul e no Sudeste é observado aumento das chuvas. No caso da temperatura, existe uma tendência de elevação em grande parte do país e esse aumento pode elevar o risco de queimadas no Brasil central. Dessa forma, teremos um inverno menos rigoroso por conta do El Niño”, explica a meteorologista Danielle Ferreira, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

 

Embora influenciado pelo El Niño, existe a possibilidade de ocorrência de massas de ar frio e formação de geadas em regiões de maior altitude no Sul e Sudeste do Brasil, de acordo com a meteorologista. O prognóstico do Inmet indica que a queda de temperatura pode resultar em dias de friagem nos estados de Mato Grosso, Rondônia, Acre e sul do Amazonas. 

Foi confirmada a chegada do El Niño neste mês pelo Centro de Previsão Climática da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA). Prevê-se que o fenômeno ocorra durante o inverno. O El Niño é caracterizado pelo aquecimento anormal e persistente da superfície do Oceano Pacífico na região da Linha do Equador, abrangendo desde a costa da América do Sul até o meio do Pacífico Equatorial.

Durante a influência desse fenômeno, a temperatura das águas pode aumentar em até 0,5º C por um período que varia de seis meses a dois anos. No Brasil, um dos efeitos esperados é o aumento do risco de seca no Norte e Nordeste, além de um maior volume de chuvas no Sul.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES