Israel ataca comboio de ambulâncias em Gaza e faz dezenas de vítimas

Em um vídeo da agência de notícias AFP no local, é possível ver diversos corpos e pessoas feridas ao lado de uma ambulância danificada.

Ataque a ambulância deixa mortos e feridos em Gaza | AA/Anadolu via Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) atacaram um comboio de ambulâncias na Cidade de Gaza, nesta sexta-feira (3), deixando dezenas de mortos e feridos, segundo informou o Ministério da Saúde em Gaza.

O Ministério da Saúde em Gaza informou que as ambulâncias haviam deixado o hospital Al-Shifa, na Cidade de Gaza. O porta-voz da pasta, Ashraf Al-Qudra, disse que vítimas gravemente feridas precisam ser transferidas de forma urgente para o sul do território palestino e, de lá, para o Egito. As informações são da Folhapress.

Como em outros episódios letais do conflito atual, há uma guerra de versões sobre o ocorrido. Israel assumiu a autoria do ataque, mas disse que uma ambulância atingida foi "identificada pelas forças como sendo usada por uma célula terrorista do Hamas nas proximidades de sua posição na zona de batalha". As IDF afirmam ainda que têm "informações que demonstram que o método de operação do Hamas consiste em transferir agentes terroristas e armas em ambulâncias."

Em um vídeo da agência de notícias AFP no local, é possível ver diversos corpos e pessoas feridas ao lado de uma ambulância danificada. As imagens também mostram civis carregando feridos ensanguentados. Outras pessoas estão deitadas no chão, possivelmente lançadas contra carros estacionados na beira da estrada pela força da explosão.

As IDF ressaltam que o centro de Gaza é uma "zona de batalha" e que os civis ali presentes devem deixar a região em direção ao sul do território. "Não disparamos contra ambulâncias e hospitais se sabemos que são apenas civis e fazem o que devem fazer", disse o porta-voz do Exército israelense, Richard Hecht. O Hamas nega veementemente que esteja "travando uma guerra a partir de hospitais".

Segundo informações colhidas pela Folhapress, o Ministério da Saúde do Hamas informou que 16 dos 35 hospitais da Faixa de Gaza não estão funcionando, alguns porque foram bombardeados e outros porque não possuem combustível para seus geradores. Há duas semanas, uma explosão no estacionamento de um hospital de Gaza disparou intensa controvérsia ainda não resolvida acerca de sua autoria e do número de vítimas, inicialmente estimadas na casa das centenas.

Desde quinta (2), segundo informações do Exército de Israel, as forças terrestres do país "cercaram completamente a cidade de Gaza". Na Cisjordânia, o escritório de Direitos Humanos das Nações Unidas descreveu a situação como alarmante, afirmando que as forças israelenses estão cada vez mais usando táticas militares e armas em operações no território.

Nesta sexta-feira (3), um dia após o presidente americano Joe Biden adotar um tom mais cauteloso em relação ao conflito, o secretário de Estado americano, Antony Blinken voltou à Israel pela segunda vez para pressionar os líderes do país a realizar pausas humanitárias na guerra.

A Casa Branca, entretanto, afirmou que qualquer pausa nos combates deve ser temporária e localizada, e rejeitou os pedidos de cessar-fogo total na guerra, agora em seu 28º dia, feitos por países árabes e várias outras nações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES