Itamaraty diz que não tem plano de resgate para brasileiros na Ucrânia

Os ataques da Rússia à Ucrânia começaram na madrugada desta quinta-feira (24). Segundo o Itamaraty, cerca de 500 brasileiros estão no país

Uma religiosa segura uma cruz enquanto reza na Praça da Independência em Kiev | Foto: Daniel Leal/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário de Comunicação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Leonardo Gorgulho, disse nesta quarta-feira (24) que, até o momento, o Brasil não tem um plano de resgate para retirar os brasileiros que estão na Ucrânia.

Os ataques da Rússia à Ucrânia começaram na madrugada desta quinta-feira (24). Segundo o Itamaraty, cerca de 500 brasileiros estão no país.

“Sobre a existência de plano de resgate, não há plano de resgate, não há da parte do Brasil e de qualquer outro país”, afirmou o embaixador.

Leia Mais

O governo brasileiro estuda implementar um plano de evacuação por via terrestre, mas ainda não há data nem ponto de encontro definidos.

Evacuação X Resgate

Segundo a embaixada, em um plano de resgate, o Brasil enviaria equipamentos e pessoas para a Ucrânia com o objetivo de auxiliar a retirada de brasileiros.

No caso do plano de evacuação, não há envio de forças diretamente do Brasil.

"No entendimento básico, a evacuação comporta a retirada de pessoas que estão dentro do país, por meios próprios ou por meios do governo brasileiro já lá localizados, o resgate envolveria o envio de algum contingente daqui, meios ou pessoas", explicou Gorgulho.

Assistência

O Itamaraty disse ainda que embaixadas brasileiras em outros países estão em regime de plantão para dar assistência aos brasileiros que saírem da Ucrânia por conta própria. São elas: embaixada do Brasil em Varsóvia, Minsk, Bratislava e Moscou.

A orientação do Itamaraty aos brasileiros que residem em Kiev é que eles permaneçam em casa e aguardem novas orientações da embaixada. 

Para aqueles que estão no leste do país, a instrução é deixar a região, ir até Kiev e entrar em contato com a embaixada.

Uma religiosa segura uma cruz enquanto reza na Praça da Independência em Kiev, — Foto: Daniel Leal/AFP


Outras manifestações

Na manhã desta quinta-feira (24), o Ministério das Relações Exteriores brasileiro divulgou nota em que pede a suspensão imediata das "hostilidades" da Rússia à Ucrânia. Foi a primeira manifestação oficial do governo após a invasão.

Também nesta quinta (24), o presidente da República Jair Bolsonaro se manifestou sobre o ataque russo à Ucrânia em uma rede social:

“Estou totalmente empenhado no esforço de proteger e auxiliar os brasileiros que estão na Ucrânia”, escreveu Bolsonaro.

Em seguida, o presidente reproduziu a nota do Itamaraty que traz orientações para os brasileiros que estão na Ucrânia.

O vice-presidente, Hamilton Mourão, disse que o Brasil não está neutro e que respeita a soberania da Ucrânia.

“O Brasil não está neutro. O Brasil deixou muito claro que ele respeita a soberania da Ucrânia. Então, o Brasil não concorda com uma invasão do território ucraniano. Isso é uma realidade”, afirmou Mourão na chegada ao Palácio do Planalto nesta quinta (24).

Corpo de um soldado sem identificação, que militares ucranianos dizem ser um russo morto em combate— Foto: Maksim Levin/Reuters 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES