Janeiro: chuva o mês inteiro em todo Piauí

Período chuvoso do Estado é repleto de especificidades e muda de acordo com a região

Em 2023, ainda se esperam volumes intensos de chuvas | Arquivo MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí é um Estado que não possui as estações do ano bem definidas. Primavera, verão, outono e inverno são meras convenções utilizadas por marcas de roupas para definir coleções. Na realidade, por aqui existem duas estações bem distintas: o período da chuva e o período da seca.

O período da chuva, que começa em novembro no Sul do Piauí e finda em abril, com resquícios de chuva na região Norte, mostra como a dinâmica das precipitações na região é bem específica. Afinal, um território extenso e distribuído quase que de forma vertical no mapa, com inúmeros acidentes geográficos, bacias hidrográficas e dentro de uma vegetação ecotonal tende a ser único mesmo.

Dinâmica da chuva é diferente em cada região do Piauí - Aprosoja

Meteorologia

É o que explica Sônia Feitosa, meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar).  "Neste período chuvoso, no Sul do Piauí, as chuvas começaram em novembro. Não foram chuvas tão consistentes no início do mês, com boas chuvas apenas na última semana. Em Teresina e na região centro-norte, começaram as chuvas em dezembro. Foi do mesmo jeito, na semana do Natal choveu bastante", lembra.

As chuvas se comportaram acima da média em novembro, e em dezembro dentro do que já era esperado na média histórica. 

"Em janeiro já começam as chuvas no extremo Norte. Então, de Norte a Sul chove em janeiro. A previsão é de chuvas boas, como a previsão já dizia. Na região Centro-Norte, em janeiro, é quando começa a aumentar a precipitação. Em março é o mês que mais chove e a tendência é de ter mais chuva", acrescenta.

Segundo Sônia, a previsão é de boas chuvas, como já se esperava _ Lucrécio Arrais

Riscos de perda

Na região dos cerrados chove bem este ano e os produtores de soja não têm riscos de perdas. "Eles têm tecnologia de ponta, e não vão faltar chuvas. Mas a agricultura familiar realmente depende dessas chuvas. Principalmente em regiões onde chove menos. Existem regiões onde chove 600 mm, mas aumenta para 700 mm. Aumenta a média, mas continua pouco", considera Sônia Feitosa.

A tendência é que diminuam as chuvas em abril. "Não esperamos muita diferença do que aconteceu ano passado. Fatos atípicos, com eventos críticos, estão mais recorrentes. Chuvas exageradas, enchentes, chuvas que causam transtornos. Em Teresina, no caso, uma chuva pouca é capaz de inundar a cidade, dependendo da região", considera a meteorologista.

Efeitos do fenômeno La Niña

De acordo com Werton Costa, climatologista e professor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), não existe um período chuvoso igual ao outro. "Nós passamos por três anos sob influência do fenômeno La Niña com chuvas abundantes em boa parte dos 224 municípios. Em 2023 há a finalização de um ciclo. Entre fevereiro e março, esse fenômeno deixa de atuar, com repercussão até março. Isso vai provocar mais regularidade", considera.

Em 2023 ainda se esperam volumes intensos de chuvas, com algum grau de transtorno. No entanto, isso é positivo para a produção agrícola.

 "A abundância do principal ativo da agricultura, que é a água, vai trazer benefícios. Principalmente para os municípios limítrofes com o Maranhão, ao longo do Rio Parnaíba, que serão beneficiados pela onda de umidade", aponta.

Werton Costa também acredita em fortes alagamentos na capital - Arquivo MN

Prolongamento das chuvas

Os quatro meses mais chuvosos do ano são janeiro, fevereiro, março e abril. 'Há uma possibilidade de haver uma redução das chuvas em abril, ou um prolongamento das chuvas até maio. Em um episódio em que há possível estiagem e chuvas intensas, é preciso estar atento à assistência ao agricultor e a cidades distantes", alerta o climatologista e professor universitário.

Assim como a expectativa de Sônia Feitosa, Werton Costa também acredita em fortes alagamentos na capital. 

"Em Teresina, somos vulneráveis, por excelência, por uma história de planejamento e crescimento inadequado. Isso desrespeita questões sociais e ambientais. Teresina é uma mesopotâmia, entre dois rios, em toda uma estrutura hidrográfica distribuída em microbacias. Nas chuvas, elas ganham visibilidade e levam a situação de transtorno. Os alagamentos devem acontecer em áreas", reforça.

Produção de soja cada vez mais forte

De acordo com dados da Associação dos Produtores de Soja do Estado do Piauí (Aprosoja-PI), a previsão de janeiro de 2023 para a safra do biênio 2022/2023 é de uma produção de 6.356.100 toneladas de grãos, ante a produção anterior de 6.018.000 toneladas. Isso representa um acréscimo de 5,6%. A soja, com 3.282.200 toneladas, representa cerca de 52% da safra de grãos do Estado do Piauí, com expectativa de crescimento de 8,9% em relação à safra anterior.

O milho, com 2.840.400, representa cerca de 45% da safra de grãos do Estado, com expectativa de crescimento de 3,3%. Apesar da área de milho do cerrado Piauiense representar cerca de 45-50% da área cultivada no Estado, a produção nesta região corresponde a aproximadamente 85-90% da safra do cereal no Estado em função do investimento em tecnologia e, consequentemente, maior produtividade. Juntos, a soja e o milho correspondem a 96% da safra de grãos no Estado.

A previsão é e crescimento da safra neste ano -Aprosoja

Produção agrícola

Rafael Maschio, engenheiro agrônomo e diretor executivo da Aprosoja-PI, conta que toda a tecnologia a tecnologia de ponta disponível a nível mundial para a produção agrícola é, com maior ou menor intensidade, utilizada pelos produtores do cerrado piauiense. 

"Podemos citar, como exemplo: correção e adubação dos solos, entre outras técnicas, visando a melhoria da qualidade química, física e biológica; sistema de plantio direto (SPD) na palha - tecnologia genuinamente brasileira com grande impacto na viabilidade financeira e ambiental da produção; melhoramento genético, manejo integrado de pragas (MIP) com crescente utilização de produtos biológicos, máquinas e mecanização agrícola, sensoriamento remoto e agricultura de precisão, qualificação da mão-de-obra local, dentre outras", enumera.

A produção, hoje, se dá em quase sua totalidade sobre condições de sequeiro, período chuvoso, entre outubro e novembro até março e abril. Durante o período seco, a entressafra, é possível produzir apenas com a utilização de irrigação. "Contudo, em função do alto custo de investimento para perfuração de poços e aquisição de equipamentos de irrigação, bem como da disponibilidade e custo da energia elétrica, esta prática ainda é praticamente incipiente na produção de grãos do Estado do Piauí", finaliza Maschio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES