Justiça manda governo retomar ações contra garimpo em terra Yanomami

Após solicitação do MPF, Justiça Federal de Roraima determinou que o governo federal elabore um cronograma atualizado para combater o garimpo ilegal

Terras indígenas com ação de garimpos | Bruno Kelly/HAY
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Justiça Federal de Roraima acatou uma solicitação do Ministério Público Federal, determinando que o governo federal elabore um cronograma atualizado para combater o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. O MPF alerta para o retorno de garimpeiros ao território, especialmente em áreas já desmatadas, associando a atividade a organizações criminosas. 

A nova agenda deve ser estabelecida em conjunto entre a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Segundo o MPF,  os garimpeiros retornaram principalmente para áreas já desmatadas neste 2º semestre de 2023. Também há relatos de aliciamento, prostituição, incentivo ao consumo de drogas e bebidas alcoólicas.

Além disso, a recente prisão de dois garimpeiros venezuelanos pela Polícia Federal evidencia a complexidade do problema. A Hutukara Associação Yanomami também denunciou um estupro coletivo próximo à Casa de Apoio à Saúde Indígena, destacando a urgência de medidas para enfrentar a crise humanitária na região, atribuída ao abandono e à expansão do garimpo. 

Em nota, o Ministério da Saúde repudiou o crime e disse prestar apoio à vítima. A Secretaria de Saúde Indígena pediu reforço de segurança à Força Nacional e à Secretaria de Segurança Pública de Roraima. Segundo o ministério, a situação na região é resultado da “grave crise humanitária que atingiu as comunidades indígenas nos últimos anos” e ainda são “consequências do abandono e do avanço do garimpo”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES