Lei federal torna crime hediodo assassinato de mulheres por motivos de violência doméstica

Uma lei federal tornou crime hediondo o assassinato de mulheres por motivos de violência doméstica, familiar ou por motivo de gênero, mas a tipificação do feminicídio corre risco de não ser efetivada

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde o último dia 9 de março, o feminicídio passou a ser considerado crime hediondo. Na prática, quem assassinar uma mulher por motivos de violência doméstica, familiar ou por motivo de gênero será condenado por um crime grave, onde a pena deve ser obrigatoriamente cumprida em regime fechado e pode variar entre 12 a 30 anos de prisão.



A medida foi tomada em um momento oportuno, onde a morte de mulheres por motivos de ódio ou crime passional não para de aumentar. Segundo o Mapa da Violência, foram mais de 100 mil mulheres assassinadas na última década em todo o Brasil.

De acordo com o Instituto Avante Brasil, uma mulher morre a cada hora no Brasil. Quase metade desses homicídios são dolosos, ou seja, praticados com a intenção de matar.

Muitos deles envolvendo violência doméstica ou familiar através do uso de armas de fogo, 34% envolvendo o uso de objetos perfurantes (como facas ou cacos de vidro) e 7% por asfixia. A medida, é claro, visa reduzir a quantidade de assassinatos do sexo frágil, que muitas vezes não tem como se defender da brutalidade masculina.

A dúvida é: transformar o feminicídio em crime hediondo reduzirá de fato a violência contra a mulher? A Lei Maria da Penha é uma ferramenta importante no combate à violência feminina, mas parece ser subutilizada pelas mulheres, tendo em vista que os índices de violência não param de crescer.

De qualquer forma, a lei do feminicídio já começa a surtir efeito no país. Em Jundiaí, interior de São Paulo, um homem de 56 anos foi preso em flagrante ao tentar matar a esposa cortando seu pescoço com uma faca e sua condenação poderá ser de até 30 anos em regime fechado. Um aviso para a ala masculina, que não deve se preocupar com a penalidade, e sim com o hábito de honrar e respeitar as mulheres.

Para a comissária de Justiça, Anna Caroline Almeida, a inclusão do feminicídio no Código Penal representa um avanço legal para a luta das mulheres contra a violência.

“A lei prevê penas mais severas para o homicídio, que inclui motivações de gênero, com alguns agravantes para casos de mulheres grávidas ou homicídio ocorrido na presença dos filhos”, destaca.

Contudo, a tipificação do feminicídio corre o risco de não ser efetivada, de fato, por conta de falta de estrutura do Estado, que não investe no aparato necessário para elucidar tais crimes, tampouco punir os agressores. A Lei Maria da Penha não tem sido efetivada, o que contribui para o aumento dos casos de feminicídio e violência de gênero.

“Além disso, é essencial o investimento estatal para garantir políticas públicas de prevenção da violência doméstica, que não se restrinjam à esfera penal, como a rede de assistência e inserção do debate de igualdade de gênero nas escolas e na mídia, pois, só assim, romperemos essa cultura de machismo e violência doméstica na sociedade”, pontua.

Igualdade de direitos só acontecerá com educação

Apesar da lei do feminicídio gerar controvérsias entre os homens, para as mulheres o regimento chegou em um momento mais que oportuno. Para a estudante universitária Sergiana Silva, a lei demorou a acontecer.

"A gente achou que a Lei Maria da Penha iria surtir efeito, mas a gente está vendo que não aconteceram muitas mudanças e quase todas nós já sofreram ou conhecem alguém que foi vítima de agressão masculina.

Sofremos violência e preconceito diariamente pelo simples fato de sermos mulher, por isso acho que o Brasil merece uma lei mais enérgica que puna os agressores", conta.

Para a mulher, negra e membro do Grupo Batuque Feminista, a lei é necessária, mas não deve ser a única ferramenta no combate à violência feminina.

"Os atuais índices de morte por violência doméstica são cada vez maiores e a lei é um a medida socioeducativa, mas ela não é a solução final. Prender um homem depois que ele mata uma mulher não vai trazê-la de volta à vida", diz Mona Muyo.

Para Mona, o caminho para igualdade entre sexos é o empoderamento feminino. "Continuamos vivendo em uma sociedade machista e patriarcalista, potencializada pelo sistema em que vivemos.

Por mais que a gente possa contar com leis do tipo, as punições não resolvem o problema geral da violência no país, especialmente se você parar para pensar que o Brasil tem a quarta maior população carcerária do planeta", atesta.

O empoderamento feminino pode ser alcançado através de campanhas contra a violência, o fortalecimento das ONGs e, principalmente, com a conscientização do poder que as mulheres têm em suas mãos. "A mulher tem, sim, o direito de escolha, tem o direito de dizer 'não', a mulher não é propriedade de ninguém.

Precisamos ir na raiz do problema e investir na educação para causar uma mudança na cultura patriarcal e visão machista da sociedade. Se não batermos nessa tecla cotidianamente, não é a lei que mudará essa realidade", pontua a mulher.

Homens consideram ilegalidade da norma

Nem os índices crescentes de violência contra as mulheres parecem ser motivo para alguns homens apoiarem a lei do feminicídio. Segundo D. L., "essa lei é inconstitucional, pois o artigo 5° da Constituição da República do Brasil estabelece que todos são iguais perante a lei.

Não se pode determinar que alguns crimes tenham uma gravidade diferente para homem e para a mulher. Crime passional é crime e passional, o Código Penal está aí para ser cumprido e as punições existem para ser aplicadas".

Para ele, a lei não faz sentido e reafirma o conceito de que a vida do homem vale menos que a da mulher. Quase 95% das mortes por acidente de trabalho vitimam os homens e, mesmo assim, ninguém faz nada a respeito dos direitos masculinos.

"Para mim, isto é uma medida populista travestida de direito para mulheres. O câncer de próstata mata muito mais que o câncer de mama. Ainda assim, o Governo Federal investe cinco vezes mais na prevenção de câncer das mulheres.

Existe uma série de argumentos que poderiam ser tomados a favor do sexo masculino, mas vivemos em uma sociedade misândrica e ninguém vai fazer nada em favor dos homens", afirma o homem.

Fotos: Kelson Fontinele



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES