Maior chuva de meteoros do ano pode ser vista em todo o Brasil

O fenômeno raro poderá ser visto até o dia 24, tendo seu pico após este final de semana.

Estação localizada em Pardinho (SP) flagrou mais de 200 meteoros em outra ocasião | Reprodução - Foto: William Schauff/GMN/Bramon
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com informações postadas recentemente no site Meteum, existe a previsão de uma chuva de meteoros Perseidas, que pela primeira vez em tempos, poderá ser vista perfeitamente no Brasil neste fim de semana, 12 e 13 de agosto. A previsão afirma que o pico de visibilidade no país será neste final de semana, mas o fenômeno poderá ser visto até o dia 24, porém com menor intensidade.

A expectativa é que possam ser vistos até 100 meteoros por hora, podendo ser avistados baseado na visibilidade de cada região. De acordo com previsão meteorológica, a oportunidade de ver claramente o fenômeno depende de certos elementos, já que a Lua estará se movendo em direção ao ponto mais distante da Terra, algo previsto para ocorrer no dia 16. Esse fenômeno resultará em um céu noturno particularmente escuro, proporcionando um cenário ideal para apreciar a chuva de meteoros.

Alex Ganshin, CEO da plataforma de meteorologia Meteum, apontou algumas regiões brasileiras de onde a visibilidade pode ser mais baixa ou padrão de se acompanhar o fenômeno. Acre, Maceió, Paraná, Pernambuco, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, serão os estados que terão um pico de visibilidade menor.

Já Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Fortaleza, Brasília, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe e Tocantins, possuem uma visibilidade melhor.

Alguns pesquisadores e cientistas da área, explicam que os meteoros Perseidas são parte de um cometa identificado como Swift-Tuttle, que foi visto pela última vez no ano de 1991.O cometa possui um núcleo de 26 quilômetros, o que é mais de duas vezes maior que o tamanho do objeto celeste que causou a extinção dos dinossauros.

De acordo com informações da NASA, levará 133 anos para que ele reapareça em nossa atmosfera, ou seja, seu retorno está previsto somente para o ano de 2125. Os meteoros Perseidas adquiriram esse nome devido à sua aparência de meteoros caindo da região onde fica localizado a constelação de Perseus. Entretanto, a chuva também pode ser encontrada ao procurar a constelação de Cassiopeia, que se assemelha a um 'w' e é mais simples de identificar.

Há diversos aplicativos gratuitos para smartphones que mostram com precisão a localização de ambas as constelações. Basta permitir o acesso à câmera do dispositivo e apontá-la em direção ao céu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES