Mais de 30 gatos são mortos por envenenamento em condominios de Cuiabá

Reclamações de vizinhos iniciaram após perceberem a presença dos animais nas áreas de convivência

Os animais são alvo de envenenamento | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os casos de envenenamento de gatos entre os meses de julho e agosto tem aumentado nos condomínios residenciais na cidade de Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital do Mato Grosso. Pelo menos 30 casos foram contabilizados pelos moradores de algumas regiões. 

De acordo com uma moradora do Edifício Diana, em Cuiabá, uma gata teve três filhotes os quais foram adotados pelos moradores, mas segundo ela, reclamações de vizinhos iniciaram após perceberem a presença dos animais nas áreas de convivência.

"Todo mundo dava um pouco de água e comida para eles, mas eu sempre escutava alguns reclamando dos gatos. A gente tem umas filmagens de uma moradora, que ela não podia ver a comida dos gatos, que jogava fora. Ela tirava os potinhos de comida dos gatos e jogava fora", disse. 

A moradora que preferiu não ter a identidade  revelada, disse, ainda , que  o condomínio enfrentou duas perdas de gatos. Inicialmente, um filhote foi levado ao veterinário após mostrar sinais de envenenamento, infelizmente, não resistindo e falecendo posteriormente. Algum tempo depois, uma gata foi encontrada com sangramento na boca e, igualmente, não conseguiu sobreviver.

Baixo assinado feito por moradores (Foto: Reprodução)

Marlon Figueiredo, um defensor independente dos direitos dos animais, compartilhou que reside em um dos condomínios e está auxiliando os demais residentes na formalização de Boletins de Ocorrência, buscando assim a investigação dos incidentes.

Durante uma reunião com a Diretoria de Bem-Estar Animal de Cuiabá, Marlon foi esclarecido sobre a política que não autoriza a entrada da diretoria em condomínios, direcionando, portanto, as denúncias para a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (DEMA).

"Vamos unir forças para conscientizar sobre a importância da proteção aos animais e da convivência harmoniosa em nossa vizinhança", disse.

Até o momento a Polícia Civil não divulgou informações sobre as denúncias sobre o caso.

Os casos foram registrados nas reguiões:

  • Condomínio Residencial Tuiuiú – 6 Gatos
  • Serra Azul – 4 Gatos
  • Morada do Parque – 3 Gatos
  • Santa Barbara – 1 caso em apuração
  • Ed. Diana – 2 Gatos
  • Residencial Wantuil de Freitas – 4 Gatos
  • Condomínio Ilhas Canárias – 6 Gatos
  • Residêncial Padova – 6 Gatos

O QUE DIZ A LEI.

Uma nova lei no estado exige que maus-tratos a animais em condomínios sejam comunicados às autoridades. A lei visa proteger os animais e garantir seu tratamento digno.

Síndicos e administradores devem relatar qualquer ocorrência ou suspeita de maus-tratos à Polícia Civil, Polícia Militar ou Secretaria de Meio Ambiente. As denúncias devem ser feitas pelos canais de segurança pública, fornecendo informações precisas.

 

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES