Manchas de óleo voltam a aparecer no litoral da Bahia e gera preocupação

A Marinha tentará descobrir se os vestígios encontrados nos últimos dias apresentam o mesmo perfil químico dos resíduos que atingiram a costa brasileira em 2019.

Resíduos de óleo são encontrados em praia na Bahia | Reprodução/Capitania dos Portos
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Manchas de óleo voltaram a aparecer no litoral norte da Bahia. A primeira identificação foi feita pela Capitania dos Portos do estado, na segunda-feira (28), na praia de Itacimirim, a cerca de 70 quilômetros de Salvador.

A Marinha tentará descobrir se os vestígios encontrados nos últimos dias apresentam o mesmo perfil químico dos resíduos que atingiram a costa brasileira em 2019.

Até o momento, já foram retirados 300 kg de óleo, mas acredita-se que ainda restem outros 200 kg presos às rochas no local. Uma frente de trabalho foi criada pela Marinha, o Ibama e o ICMbio para investigar a origem do material e analisar os fragmentos coletados.

Novas manchas de óleo são encontradas em praia da Bahia | FOTO: Capitania dos Portos

Resíduos de 2019

Em julho de 2019, um vazamento de óleo por mais de 2 mil quilômetros do litoral brasileiro, causou um desastre ambiental histórico no país, atingindo grande parte do litoral nordestino e da região Sudeste. Na época, a Bahia decretou emergência para liberação de recursos para seis municípios do estado que foram atingidos por manchas de óleo no litoral.

Até dezembro, o óleo atingia 900 localidades entre praias de estados do Nordeste, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

Em junho de 2020, manchas de óleo voltaram a aparecer no litoral da Bahia, do Pernambuco e de Alagoas. A Marinha apontou que eram vestígios do vazamento do ano anterior.

Na época, a Polícia Federal informou que um navio de bandeira grega era o principal suspeito, mas investigações apontaram três navios como suspeitos de terem provocado o desastre ambiental: "Navio-Tanque (NT) BOUBOULINA; NT VL NICHIOH (em maio de 2020, o navio alterou seu nome para NT CITY OF TOKYO); e NT AMORE MIO (em março de 2020, o navio alterou seu nome para NT GODAM)”, segundo a Marinha. 

  Com informações R7



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES