MDS divulga o calendário de pagamentos do Bolsa Família para 2024

Determinado pelo dígito final do Número de Identificação Social (NIS), repasse do recurso terá início em 18 de janeiro

MDS divulga o calendário de pagamentos do Bolsa Família para 2024 | Foto: André Oliveira/MDS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O calendário de pagamentos do Programa Bolsa Família para o ano de 2024 já foi divulgado. As datas foram estabelecidas em conjunto pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), responsável pela administração do programa, e pela Caixa Econômica Federal, encarregada da execução dos pagamentos.

A disponibilidade do benefício segue a ordem do último dígito do Número de Identificação Social (NIS) presente no cartão do Bolsa Família. No primeiro dia de pagamento, os recursos são liberados para os beneficiários com NIS terminando em 1, seguindo a cada dia útil com um novo grupo recebendo os valores, até que o último grupo, com NIS terminando em 0, receba a quantia. Os pagamentos ocorrem nos últimos dez dias úteis de cada mês, com exceção de dezembro, quando o calendário é antecipado.

É fundamental destacar que a atualização constante das informações familiares no Cadastro Único é crucial para garantir o recebimento do benefício. Para ingressar no programa, a principal exigência é que a renda de cada membro da família não ultrapasse o limite de R$ 218 por mês. Os cartões dos novos beneficiários são enviados ao endereço registrado, no entanto, é possível sacar o recurso mesmo sem o cartão físico. Basta que o responsável familiar apresente um documento oficial com foto em uma agência lotérica. No caso de o responsável familiar não possuir senha cadastrada, é possível apresentar um documento oficial com foto e receber o recurso por meio de guia de pagamento, diretamente em uma agência da Caixa.

PERFIL FAMILIAR

Ao recriar o Bolsa Família, em março de 2023, o Governo Federal passou a garantir o repasse de, no mínimo, R$ 600 por família inscrita e adotou uma nova cesta de benefícios que entrega valores complementares, conforme a composição da família. O novo Bolsa Família também trouxe de volta o acompanhamento das condicionalidades como instrumento de fortalecimento do acesso a direitos básicos de saúde, educação e assistência social, reforçando a importância desse acesso para a ruptura do ciclo intergeracional de reprodução da pobreza.

INFORMAÇÕES

Em caso de dúvidas, o MDS disponibiliza o Disque Social 121, canal de atendimento ao cidadão. Também é possível acionar o canal de atendimento da Caixa, por meio do número 111, e ainda consultar o aplicativo do Bolsa Família ou da Caixa, disponíveis para download gratuito nas lojas virtuais de aplicativos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES