Metrô de Salvador foi esvaziado, e passageiros andaram sobre trilhos

Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que apagão nacional registrado em várias cidades do Brasil afeta regiões Nordeste, Norte e Sudeste

Metrô de Salvador foi esvaziado, e passageiros andaram sobre trilhos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma falha generalizada de energia atingiu a Bahia, resultando na falta de fornecimento elétrico em várias localidades durante a manhã desta terça-feira (15). A CCR Metrô Bahia, a entidade responsável pelo sistema de metrô em Salvador e Lauro de Freitas, comunicou que houve a evacuação das estações de metrô e que as atividades estão temporariamente interrompidas. 

A ausência de fornecimento de energia elétrica foi registrada às 8h31 e a restauração teve início por volta das 10h20. A Neoenergia Coelba, a empresa concessionária encarregada do serviço na Bahia, declarou que todos os municípios do estado foram impactados pela interrupção. 

Segundo a Neoenergia Coelba, a empresa que detém a concessão do serviço elétrico na Bahia, a reativação das cargas afetadas devido à situação no Sistema Interligado Nacional (SIN) está sendo realizada de maneira gradual, sujeita à aprovação do Operador Nacional do Sistema (ONS). 

Até às 11h, de acordo com a Coelba, aproximadamente 30% dos consumidores que inicialmente enfrentaram problemas na Bahia tiveram a situação regularizada. Localidades como Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Porto Seguro, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Juazeiro, Jacobina, Paulo Afonso e certas áreas da capital baiana já tiveram o fornecimento restabelecido. 

O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que até 10hh22, 27% da carga da região Norte e 68% da região Nordeste estava normalizada. A CCR Metrô Bahia informou que todos as pessoas que estavam nas estações foram orientadas a evacuar as plataformas no momento da ocorrência, assim como as que estavam dentro dos vagões, que foram encaminhados com segurança para as plataformas mais próximas. Um vídeo mostra o momento em que os passageiros andaram sobre os trilhos.

As entradas para as estações do metrô em Salvador permanecem fechadas até que a energia elétrica seja completamente restaurada. Além disso, o Elevador Lacerda, um marco turístico significativo e meio de transporte na capital, encontra-se inoperante. 

Por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), a Prefeitura de Salvador divulgou o esquema de operação especial para atender as pessoas. Os usuários do metrô que não puderam utilizar o transporte contam com linhas especiais que ligam os terminais Mussurunga, Acesso Norte, Pirajá e Lapa. 

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o apagão nacional registrado em várias cidades do Brasil afeta as regiões Nordeste, Norte e Sudeste. A interrupção de energia ocorreu depois de uma abertura da interligação Norte/Sudeste.

De acordo com o ONS, as causas dessa ocorrência ainda estão sendo apuradas. O Operador Nacional informou ainda que a recomposição já foi iniciada em todas as regiões e que 6 mil MW já foram recompostos. Não há previsão para a recomposição total.


 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES