Ministério pretende alterar regras de concessão de rádio e TV

O ministério deve propor três mudanças principais nas licitações feitas pelo governo federal

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Genildo de Albuquerque Neto, anunciou nesta quarta-feira que a pasta estuda adotar novos regras para concessão de rádio e TV. O objetivo, segundo Albuquerque Neto, seria evitar a atuação de empresas abertas em nome de laranjas no setor de radiodifusão.

O ministério deve propor três mudanças principais nas licitações feitas pelo governo federal. A primeira obriga o concorrente a apresentar, durante a licitação, pareceres de duas auditorias atestando capacidade financeira para conduzir o negócio. A medida, segundo o secretário, deve evitar a transferência ilegal de concessões.

A segunda medida prevê a obrigatoriedade do pagamento de caução equivalente a 20% do valor do contrato no ato da concessão. Atualmente a caução varia de 0,5% a 1%, dependendo da licitação.

A outra proposta diz respeito ao pagamento de 50% do valor do contrato no ato da outorga, e os outros 50% na assinatura do contrato. Atualmente, os vencedores das licitações devem pagar metade do valor ao assinar o contrato e, um ano depois, o restante.

O pacote de mudanças deverá entrar em consulta pública na segunda semana de maio, segundo Albuquerque Neto. De acordo com o secretário, o governo pretende fiscalizar todas as rádios do País em quatro anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES