Míssil russo atinge prédio residencial e deixa 4 mortos na Ucrânia

De acordo com o governo local há pessoas feridas. Pelo menos 60 apartamentos foram destruídos pelo míssil .

Prédio residencial destruído após bombardeio | Governo da Ucrânia/Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na madrugada desta quinta-feira (06), um míssil atingiu um prédio residencial em Lviv, oeste da Ucrânia, causando a morte de nove pessoas. As informações foram confirmadas pelas autoridades locais. O governador, Maksym Kozytskiy, atribuiu a culpa do ataque à Rússia, segundo ele, o prédio foi incendiado, mas logo as chamas foram controladas pela equipe do Corpo de Bombeiros.

Ainda de acordo com as informações, o ataque danificou cerca de 60 apartamentos. As equipes de resgate que foram acionadas , realizaram as buscas pelas vítimas nos escombros. Por meio de uma rede social, o presidente Volodymyr Zelensky publicou um vídeo em que é possível ver a destruição causada pelo ataque. Ainda de acordo com o líder ucraniano o ataque foi provocado por “terroristas russos”. 

"Definitivamente haverá uma resposta ao inimigo. Uma forte", escreveu Volodymyr.

O prefeito de Lviv, Andriy Sadovy, afirmou que o número de vítimas poderá aumentar, a busca em meio aos escombros ainda está acontecendo. 

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A GUERRA ENTRE RUSSIA E UCRÂNIA?

A Guerra entre a Rússia e a Ucrânia é um conflito em curso no leste do continente europeu. Após um período prolongado de crescente tensão entre os dois países, as forças militares russas invadiram a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, promovendo ataques contra cidades próximas da capital ucraniana, Kyiv, e outros locais estratégicos em território ucraniano.

 A Ucrânia retaliou com um contra-ataque no meio de 2022, o que resultou em um recuo parcial da Rússia em algumas áreas, mas o país ainda mantém o controle sobre vastas regiões no leste e sul da Ucrânia.

Após mais de um ano desde o início da guerra, os ataques persistem, resultando em dezenas de milhares de mortes e feridos, além de forçar cerca de 8 milhões de ucranianos a se tornarem refugiados e buscarem proteção em outros países europeus. As consequências desse conflito vão além do aspecto humanitário, afetando também as esferas econômicas e políticas. Em escala global, a guerra interfere na geopolítica, nos acordos diplomáticos e no comércio internacional.

CAUSAS DA GUERRA

Para compreender a origem das disputas entre a Rússia e a Ucrânia, especialmente a guerra que persiste há mais de um ano, é importante considerar o contexto de tensões entre os dois países. Uma das principais razões apontadas para o desencadeamento desse conflito foi a retomada das negociações para a possível adesão da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Essa situação gerou um aumento nas tensões entre a Rússia e a Ucrânia, visto que a Rússia considera a OTAN como uma ameaça à sua segurança e influência na região. A perspectiva de uma Ucrânia membro da OTAN despertou preocupações em Moscou, que viu isso como uma possível expansão da aliança militar ocidental em direção às suas fronteiras.

É importante ressaltar que essa questão envolve também outros fatores, como diferenças étnicas, divergências políticas e rivalidades históricas. No entanto, a retomada das negociações relacionadas à possível adesão da Ucrânia à OTAN desempenhou um papel significativo no agravamento das tensões e na eclosão do conflito atual.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES