Mocidade Alegre é bicampeã do Carnaval de São Paulo, a 2ª maior vencedora da história

A Dragões da Real garantiu o segundo lugar, seguida pela Acadêmicos do Tatuapé em terceiro

Mocidade Alegre comemora conquista! | Celso Tavares/g1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Mocidade Alegre alcança seu bicampeonato no Carnaval de São Paulo. Após a divulgação das notas do Grupo Especial nesta terça-feira (13), a Dragões da Real garantiu o segundo lugar, seguida pela Acadêmicos do Tatuapé em terceiro. Com esta vitória, a agremiação agora ostenta seu 12º título, solidificando-se como a segunda escola com mais conquistas na história do carnaval paulista, ficando atrás apenas da Vai-Vai, que acumula 15 títulos. 

Originária do bairro do Limão, na Zona Norte de São Paulo, a Mocidade Alegre desfilou com o enredo "Brasiléia Desvairada - A busca de Mário de Andrade por um país", retratando a jornada do escritor modernista pelos diversos cantos do Brasil em busca de compreender sua essência e o que impulsiona o país.

Um dos momentos mais marcantes do desfile foi a apresentação da ala das baianas. À primeira vista, as fantasias pareciam feitas de concreto, como se o cimento tivesse sido derramado sobre o tecido das saias. No entanto, na realidade, elas simulavam a pedra-sabão, o mesmo material utilizado pelo renomado escultor Aleijadinho em suas obras barrocas em Minas Gerais.

Ala das Baianas "A Genialidade da Obra de Aleijadinho" da Mocidade Alegre | Foto: Gustavo Honório/g1

Cada detalhe das fantasias das baianas foi meticulosamente trabalhado para reproduzir a aparência da pedra. Desde a renda até as luvas e cílios, tudo foi pintado para refletir a textura da pedra. O responsável pelo design das fantasias realizou uma pesquisa minuciosa para desenvolver uma tinta que reproduzisse fielmente o efeito da pedra, e pintou 48 baianas em apenas uma semana.

A apuração das notas utilizou o critério de "harmonia" como desempate, sendo "evolução" o primeiro quesito a ser avaliado. De forma incomum, nenhum dos 14 desfiles do Grupo Especial ocorreu sob chuva.

A leitura das pontuações atribuídas pelos jurados foi realizada exclusivamente na presença de diretores das escolas, convidados e profissionais da imprensa. Houve um incidente em que a jurada Bia Cagliani esqueceu de atribuir uma nota de evolução para a escola Império de Casa Verde, levando a Liga das Escolas de Samba a calcular uma média aritmética para determinar a pontuação. Ao final, a Império obteve 10 pontos.

A média aritmética foi calculada com base nas últimas notas atribuídas à escola e, em seguida, arredondada para cima pela direção.

Tom Maior e Independente Tricolor são rebaixadas para Grupo de Acesso

A Tom Maior e a Independente Tricolor não conseguiram evitar o rebaixamento no Carnaval de 2024, terminando a apuração com a mesma pontuação de 268,7, a menor entre as 14 concorrentes, e sendo assim, foram direcionadas ao Grupo de Acesso I para o próximo ano.

A apuração dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial ocorreu nesta terça-feira (13), no Sambódromo do Anhembi. A Liga Independente das Escolas de Samba realizou o sorteio da ordem de leitura dos quesitos da apuração do Carnaval 2024 em São Paulo na segunda-feira (12). 

A sequência de leitura das notas dos nove quesitos foi determinada da seguinte forma:

1. Evolução

2. Comissão de Frente

3. Fantasia

4. Enredo

5. Samba-Enredo

6. Bateria

7. Alegoria

8. Mestre-sala e porta-bandeira

9. Harmonia

Quando as escolas pisam na Avenida, iniciam o desfile com a pontuação máxima de 10 em todas as categorias. A partir daí, os 36 jurados do Grupo Especial - quatro para cada categoria - consultam um manual e, a cada décimo retirado, fornecem justificativas baseadas no documento. Além disso, os avaliadores recebem uma pasta contendo o planejamento da escola para comparar com o que foi apresentado durante o desfile.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES