Modelo de avião que deu pane e voou de “porta aberta” é suspenso no Brasil

A agência divulgou que a empresa suspendeu temporariamente as operações para revisão técnica.

Modelo de avião que voou de "porta aberta" é suspenso no BR. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou neste domingo (07) que o uso da aeronave Boeing 737 Max 9 está suspenso no país. A decisão, aplicada também no Brasil, se deu após uma aeronave recém-fabricada do tipo, operada pela Alaska Airways, perder parte da fuselagem pouco depois de decolar, causando pânico. Na ocasião, um tripulante ficou ferido.

A Anac informou ainda que a Copa Airlines é a única operadora do modelo em voos internacionais no Brasil, com atividades no Aeroporto Internacional de Guarulhos, São Paulo. A agência divulgou que a empresa suspendeu temporariamente as operações para revisão técnica, aguardando autorização para retomar o serviço.

Em nota, a Copa Airlines esclareceu que suspendeu temporariamente as operações de 21 aeronaves, iniciando inspeções técnicas e esperando a normalização nas próximas 24 horas, sendo a decisão mais severa desde a retirada temporária de toda a frota de aeronaves Max da Boeing em 2019, ocorrida após dois acidentes fatais. A Boeing já tem enfrentado desafios significativos e custosos em termos de reparos nos últimos anos. 

DECISÃO NO BRASIL

Referente ao Brasil, a Copa Linhares ainda explicou que estão trabalhando para minimizar transtornos, embora alguns atrasos e cancelamentos sejam esperados. 

Aproximadamente 171 aeronaves estão impactadas, de acordo com a declaração da FAA. Após o incidente em Portland, Oregon, a Alaska, a segunda maior operadora global com 65 aeronaves, interrompeu as operações do 737 Max 9, enquanto a United Airlines, a principal operadora com 78 unidades, retirou alguns jatos para inspeções.

A Boeing está em comunicação com a companhia aérea para obter dados adicionais e possui uma equipe técnica preparada para auxiliar na investigação. A Agência para a Segurança da Aviação da União Europeia está analisando possíveis requisitos. 

PORTA ABERTA 

Os passageiros do voo 1282 do Boeing 737-900 MAX, da companhia americana Alaska Airlines viveram um momento de terror depois que porta da aeronave se abriu durante o trajeto nesta sexta-feira (5). Segundo as testemunhas, o episódio foi registrado momentos depois da decolagem.

O avião tinha como destino Ontário, na Califórnia e o pouso de emergência ocorreu por volta das 17h26(22h26 em Brasília). Fotos e vídeos postados por passageiros nas redes sociais mostram uma porta traseira do avião --que não estava em uso-- aberta em pleno voo. Havia um assento ao lado da porta; ninguém estava sentado nele.

VEJA O VÍDEO NA MATÉRIA ABAIXO: 

/noticias/aviao-com-379-a-bordo-bate-em-outra-aeronave-e-pega-fogo-em-toquio-cinco-morrem-487846



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES