Moraes vota favorável à descriminalização do porte de maconha

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o julgamento que discute a descriminalização do porte de drogas para uso próprio

Ministro Alexandre de Moraes votou pela descriminalização do porte de maconha | Valter Campanato/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com 4 votos favoráveis para liberação do porte de maconha para uso pessoal, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o julgamento que discute a descriminalização do porte de drogas para uso próprio.  O ministro Gilmar Mendes, relator da ação, solicitou mais tempo para fazer análise dos votos apresentados e declarou que vai liberar o processo nos próximos dias. Ainda não foi definido prazo para o caso ser retomado na Suprema Corte.

Mediante pedido do relator, a ministra e presidente do STF, Rosa Weber, atendeu ao pedido e não estipulou data  e garantiu que fará adaptações na agenda para quando o ministro liberar o caso. Na ocasião, a ministra que vai se aposentar em setembro, manifestou que gostaria de apresentar seu voto a respeito desta ação.

Na ação, o STF julga a constitucionalidade de um dispositivo da Lei de Drogas, que considera crime adquirir, guardar e transportar entorpecentes para consumo pessoal. Hoje, mesmo considerado crime, o porte de drogas para consumo pessoal é motivo de prisão e os processos são julgados em juizados especiais.

Único a votar nesta-feira, 2, o Ministro Alexandre de Moraes proferiu seu voto a favor da descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal no Brasil. Segundo sua proposta, seria considerado usuário aquele que estivesse portando entre 25 a 60 gramas de maconha ou até seis plantas fêmeas de cannabis. O julgamento, que versa sobre a constitucionalidade do Artigo 28 da Lei das Drogas (Lei 11.343/2006), foi retomado após pedido de vista feito pelo mesmo ministro em 2015, o que suspendeu o processo na época.

A atual legislação prevê penas alternativas, como prestação de serviços à comunidade, advertência e cursos educativos, para aqueles que adquirem, transportam ou portam drogas para consumo pessoal. Embora não preveja pena de prisão, ainda mantém a criminalização, levando usuários de drogas a enfrentarem inquéritos policiais e processos judiciais em busca do cumprimento dessas penas alternativas.

O ministro Moraes destacou que a aplicação da lei atual contribuiu para o aumento do número de prisões por tráfico de drogas no país, gerando um fortalecimento das facções criminosas. Segundo dados oficiais citados por ele, cerca de 25% dos presos no Brasil (mais de 201 mil pessoas) respondem por crimes relacionados ao tráfico. Moraes também defendeu a definição de limites quantitativos de drogas para diferenciar usuários de traficantes e alertou sobre o uso de aplicativos de entrega para a distribuição de drogas em regiões mais abastadas das grandes cidades brasileiras.

Nas sessões anteriores do julgamento, os ministros Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Gilmar Mendes também se manifestaram a favor da descriminalização do porte de drogas, com algumas diferenças nas abordagens. Gilmar Mendes propõe a descriminalização para todas as drogas, enquanto Edson Fachin e Luís Roberto Barroso defendem a descriminalização apenas para a maconha, estabelecendo quantidades específicas para diferenciar usuários de traficantes.

O caso específico que motivou o julgamento envolve a defesa de um indivíduo condenado por portar três gramas de maconha para uso pessoal. Os advogados argumentam que a criminalização do porte para uso próprio é inconstitucional, ferindo princípios constitucionais da intimidade e vida privada, e que o uso pessoal não afeta a saúde pública.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES