Motoristas de ônibus param atividades e bloqueiam ruas em Teresina

O ato iniciou às 7h30 e chegou ao fim às 9h30, impedindo a circulação de carros e motos

paralisação | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Motoristas e cobradores do transporte coletivo de Teresina paralisaram as atividades nesta terça-feira (05) em protesto pelo não pagamento dos salários atrasados e convenção coletiva de trabalho. A paralisação ocorreu próximo à Praça da Bandeira. Os profissionais paralisaram as atividades das 7h30 às 9h30, impedindo a passagem de carros no trecho da Praça do Fripisa até a Praça da Bandeira.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro), Ajuri Dias, destaca  que o ato busca o reajuste do salário dos trabalhadores e a assinatura da convenção coletiva 2022, que prevê alguns direitos dos servidores, como auxílio-alimentação e plano de saúde.

Motoristas e cobradores bloquearam as ruas do Centro de Teresina - Fotos: Raíssa Morais / Portal MN

Conforme informou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro), Ajuri Dias, algumas empresas nao pagam seus trabalhadores há sete meses, enquanto outras entregam diárias que vão de R$ 30,00 a R$ 50, 00 aos motoristas e cobradores.

Paralisação ocorreu no Centro de Teresina - Foto: Raíssa Morais

Muitos passageiros se sentiram prejudicados com o protesto, que acabou atingindo 100% dos transportes que atendem a região central da capital, segundo os motoristas. 

Estamos buscando novamente a convenção coletiva de 2022 e vamos lutar para rever a questão do nosso salário e benefícios. Estamos resolvendo através desse ato, onde a gente possa estar buscando esse entendimento com a parte patronal”, acrescentou Ajuri.

Ajuri Dias, presidente do Sintetro

Em nota, o  Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) reitera que o sistema de transporte em todo o país vem enfrentando grandes dificuldades desde o início da pandemia de Covid-19 e em Teresina as empresas do setor não têm conseguido manter suas obrigações trabalhistas, devido às dificuldades financeiras e queda de arrecadação das empresas no sistema. 

Passageiros ficaram prejudicados com a paralisação



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES