Motoristas e cobradores de ônibus farão nova paralisação nesta quinta (21)

O ato busca a assinatura da convenção coletiva 2022, onde prevê alguns direitos dos servidores, como auxílio-alimentação e plano de saúde.

et | set
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os motoristas e cobradores do transporte coletivo de Teresina paralisaram novamente suas atividades na manhã desta quinta-feira (21). O Sindicato dos Trabalhadores Em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (SINTETRO) convocou os servidores para se reunirem a partir das 5 horas da manhã na sede do sindicato, para dar início às deliberações do movimento. 

A paralisação foi acordada entre a categoria durante assembleia realizada na semana passada. Em entrevista ao Meionorte.com, Miguel Arcanjo, Secretário de Comunicação do SINTETRO, explicou que o ato busca a assinatura da convenção coletiva 2022, onde prevê alguns direitos dos servidores, como auxílio-alimentação e plano de saúde.

Motoristas e cobradores de ônibus farão nova paralisação nesta quinta  (Foto: Raíssa Morais/ Portal Meio Norte)

“A gente fez uma assembleia na semana passada e foi definido que a gente pararia na segunda-feira passada. A prefeitura entrou em contato com o Sintetro na sexta e pediu para que a gente suspendesse essa paralisação e solicitou um prazo de 72 horas, para analisar qual seria o impacto dessa convenção nas finanças das empresas e como a prefeitura poderia ajudar”, disse. 

No entanto, segundo Miguel Arcanjo, o Sintetro não foi procurado pelo Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT)  e nem pela Procuradoria Geral Do Município (PGM), expirando o prazo estipulado de 72 horas. Com isso, a categoria decidiu realizar um novo protesto, que pode se desdobrar em uma possível greve geral da categoria. 

“Já que expirou o prazo de 72 horas e nada foi feito, o Sintetro não foi chamado e não houve proposta, nem da Procuradoria Geral Do Município (PGM) e nem do Setut, os trabalhadores amanhã vão paralisar. A concentração será no Sintetro a partir das 5 da manhã e lá será deliberado como será feito a manifestação. Caso não haja proposta, amanhã só é a primeira de muitas, que pode terminar com uma grave, porque o trabalhador não aguenta mais. Os ônibus que saírem das garagens serão parados no centro, nas praças da Bandeira, João Luís e Saraiva”, reiterou.

Motoristas e cobradores de ônibus farão nova paralisação nesta quinta (Foto: Raíssa Morais/ Portal Meio Norte)

O Secretário de Comunicação do Sintetro destacou ainda para a reportagem, que a convenção coletiva dos servidores do transporte público não iria trazer impactos nas finanças das empresas. Além disso, a forma como os trabalhadores estão sendo pagos atualmente gera insegurança, que a com assinatura da convenção, os servidores iriam estar mais assegurados dos seus direitos. 

"Para nós, essa assinatura não tem impacto, haja vista que teve reajuste de passagem em 2020; tivemos reajuste de salários e não tem impacto nenhum e tudo isso está na planilha. Estamos apenas pedindo que o Setut assine aquilo que foi feito em janeiro de 2020. Passou 2020 inteiro sem negociar com a gente e eles continuam sem querer negociar. Sem assinatura, acontece o que está acontecendo: paga do jeito que quer. A gente não sabe quanto é o salário. As empresas estão colocando a gente trabalhar por hora e fica por isso mesmo. A assinatura é indispensável. Eles já conseguiram a garantia da prefeitura. Agora queremos a garantia do nosso dinheiro", finalizou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES