MP do Egito mantém detenção de Victor Sorrentino por assédio sexual

O órgão afirma que a detenção vale até que as investigações sejam retomadas na manhã de terça (1º).

MP do Egito mantém detenção de Victor Sorrentino por assédio sexual | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público do Egito ordenou, nesta segunda-feira (31) a detenção por assédio sexual do médico de Porto Alegre Victor Sorrentinoque publicou um vídeo em que constrange uma vendedora na cidade do Cairo, capital do país africano. O órgão instaurou investigação urgente do caso.

Em nota publicada no início da noite desta segunda, no horário de Brasília, o órgão afirma que a detenção vale até que as investigações sejam retomadas na manhã de terça (1º), quando uma nova decisão será tomada.

Ao G1, a advogada Amanda Bernardes, que representa Sorrentino, afirmou que o passaporte já foi devolvido. "O MP requereu só que ele continuasse lá para amanhã [terça, 1º] prestar novos esclarecimentos que não foram suficientes", afirma.

O comunicado ainda afirma que o homem tentou se desculpar pessoalmente, mas a vendedora mesmo assim preferiu seguir com o processo criminal contra Sorrentino, por causa dos danos que causou ao publicar as imagens nas redes sociais.

Médico de Porto Alegre Victor Sorrentino foi detido no Egito — Foto: Redes sociais 

No vídeo, o médico está em um bazar turístico no Cairo, onde uma mulher mostrava como é feito o papiro — parecido com o papel, material era usado pelos antigos egípcios para escrever.

Sorrentino aparece perguntando a ela em português: "Vocês gostam mesmo é do bem duro, né?" Depois, em tom de deboche, ele ainda afirma: “E cumprido (sic) também fica legal, né?". A vendedora, que não entende direito o que foi dito, responde “sim”, enquanto ele e os amigos riem. Os fatos ocorreram em 24 de maio.

A Unidade de Monitoramento e Análise de Dados do órgão egípcio iniciou a apuração depois que o vídeo viralizou no país. "Os ativistas desses sites conseguiram traduzir esses abusos e ficou claro no clipe que a menina foi ridicularizada e parecia sorrir distraída, sem saber do abuso verbal", diz o Ministério Público do Egito. Revoltados com o acontecimento, os ativistas ressaltaram o simbolismo da ação.

Acusação

Sorrentino foi preso na manhã de domingo (30), a caminho do Aeroporto de Cairo. O Ministério Público do Egito interrogou o brasileiro por ação "de expor a vítima a insinuações sexuais e insinuações com palavras, a sua transgressão aos princípios da família e valores da sociedade egípcia, sua violação da santidade da vida privada da vítima e seu uso de sua conta online privada para cometer esses crimes", segundo o órgão egípcio.

Na sessão, Sorrentino teria alegado que dirigiu à vendedora frases com conotações sexuais e que publicou o vídeo como uma piada. Conforme o órgão, o médico se desculpou com a vítima depois da repercussão do caso.

Um tradutor especializado foi ouvido na audiência, confirmando o teor das falas do brasileiro, de acordo com a acusação.

Segundo o Ministério Público egípcio, as investigações revelaram a identificação e localização do brasileiro, quando ele tentava deixar o país, após a repercussão do caso mas redes sociais. A entidade diz ter incluído Sorrentino na lista de pessoas proibidas de viajar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES