Nordeste Tech chega ao 2º dia com imersão no empreendedorismo e investimentos

Além de jogos, exposições e o que há de melhor na tecnologia, há também palestras que discutem o uso das plataformas no mercado de trabalho e no dia a dia.

2º dia de Nordeste Tech tem programação intensa | Gilson Rocha
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

(Matéria atualizada em 20h21)

2ª MESA REDONDA

Inovação e Saúde

A última mesa redonda da noite foi bastante proveitosa. Dener Miranda e Janaína Tavares, do Investe Piauí, destacaram que muitas pessoas tem medo de investir, porém através de um programa que eles projetaram, os candidatos podem ser orientados e até desenvolverem seus próprios projetos. Janaína ainda cita que “você tem que buscar uma solução inovadora e colocar isso no mercado”. Amanhã tem mais! O Nordeste Tech irá finalizar recheado de novidades tecnológicas, cultura pop, games, e vai seguir com muitas palestras, mesas-redondas e até concurso de Cosplya, neste domingo (16). 

Inovação e saúde, este foi o tema da última mesa redonda | Foto: Larissa Paz

“A gente tem visto a mudança considerável das startups que buscam a mentoria, a aceleração, isso é muito legal, as pessoas acreditando que sua ideia é tão grande tantas ideias que estão no eixo de São Paulo, é esse empoderamento que a gente quer ouvir do empreendedor que inicia com startups, quando ele consegue ocupar espaços maiores, não só no Brasil, mas no mundo. Todos nós que estamos aqui com startups faça isso, descubra um problema, pois quando a empresa abre surgem milhões de possibilidades. Você tem que buscar uma solução inovadora e colocar isso no mercado, é assim que as empresas surgem”, disse Janaína Tavares.

“Acontece muito de quem é startups completamente novo no mundo dos negócios e num entende muito bem como fazer. Inclusive nós temos um programa de aceleração que o edital está aberto e você não precisa ter um CNPJ ainda, você pode submeter sua ideia e então durante o programa será orientado, inclusive testando sua ideia”, esclarece Dener Miranda.

(Matéria atualizada em 19h18)

De Estagiário a Líder de mais de 500 pessoas

O diretor do Grupo Meio Norte de Comunicação, Wrias Moura, falou sobre o plano estratégico em realizar o Nordeste Tech no Piauí. Segundo ele, a ideia é trazer experiências para a população e dar oportunidades para outros estados. Wrias Mouras trouxe em sua palestra um tema bastante recente de sua carreira, e que motiva e influencia a muitos: “De Estagiário a Líder de mais de 500 pessoas”.

“Eu estou muito feliz com o Nordeste Tech, o Grupo Meio Norte de Comunicação sempre foi pioneiro até o momento em que a Meio Norte passou a ser uma rede regional de televisão. A gente demonstrou que o pensamento estratégico do grupo sempre foi fazer coisas diferentes, coisas grandiosas. A Kalor Produções, que é uma empresa parceira na área de eventos, é outra que sempre trabalhou para comunicar coisas diferenciadas, colocando o Piauí em grandes eventos. Sempre tivemos essa preocupação, e o Nordeste Tech faz parte de todo esse processo desde quando assumiu a parceria com o Centro de Convenções de Teresina. A gente também quis trazer o máximo de eventos diferenciados possíveis esse ano. Temos uma meta de realização de 12 feiras em 2023, já realizamos 7, entre elas o Nordeste Tech.  Ampliamos isso com a tecnologia de Piauí Tech para Nordeste Tech para levar para os outros estados. São muitas muitas experiências interessantes. Próximo ano a gente vai ter um evento ainda maior”, declarou Wrias Moura.

(Matéria atualizada em 18h27)

1ª MESA REDONDA

Samuel Moraes e Campeões do Like a Boss

Dando seguimento ao incentivo do empreendedorismo, a primeira mesa redonda do dia teve como tema “Sebrae Like a Boss: a história por trás dos campeões de todas as edições do maior programa de aceleração de startups do Sebrae”. 

"O mais interessante foi de fato entender que você tem o poder de convencer as pessoas a acreditar no mesmo sonho que você tem e fazer com que aquilo vire dinheiro para você montar o seu negócio. A possibilidade de você se conectar com seus investidores. De mostrar que potencial que você tem é bacana. Então é esse movimento de conversas a partir de uma ideia, pra mim é muito interessante. Foi o que mais agregou dentro do projeto", disse Raphael Tataia, Founder da startup Hausen.

 Nordeste Tech chega ao 2º dia com imersão na tecnologia | Larissa PazCom Samuel Moraes e Campeões do Like a Boss, eles explicaram como se interessaram pelo mundo das empresas inovadoras e como utilizam a tecnologia no mercado de trabalho. Samuel Morais destacou sua trajetória de interesse e investimento.

(Matéria atualizada em 18h03) Acompanhe aqui!

Weiker Pinheiro, dono da ALL Marketing e Perfomance

De acordo com Weiker Pinheiro, o Nordeste Tech dá oportunidade de inclusão para as pessoas. Ele menciona que em sua empresa, 90% é autista, e isso não difere, pois “ o segredo do trabalho é a humildade”. 

“A gente consegue realizar os sonhos. Para vocês terem ideia, são mais de 50 empresas querendo um autista e hoje está faltando. Se você tem em casa um amigo que é autista que tem uma habilidade, diferente de qualquer outro, entrem em contato conosco, o segredo do trabalho é a humildade, sozinho a gente não consegue. Nosso projeto é isso, onde esses profissionais executam o trabalho assim de uma forma maestral aonde eu particularmente nunca vi. E esse é nosso sonho, é a gente levar esse projeto a nível Brasil. Somos a primeira empresa do país onde 90% dela é autista. Agradecemos a vcs por terem dado um pouquinho do tempo de vocês”, explica Weiker Pinheiro, que comenta emocionado o objetivo da empresa. 

(Matéria atualizada em 17h13) Acompanhe aqui!

3° PALESTRANTE 

Gisele Paula- “Cliente Feliz dá Lucro: promover felicidade para gerar lucro”

Na terceira palestra do dia, com o tema “Cliente Feliz dá Lucro: promover felicidade para gerar lucro”, Gisele Paula, CEO do Instituto  Cliente Feliz e Co-Fundadora do Reclame Aqui descreveu sobre sua experiência com as pessoas e destacou que um cliente satisfeito garante o sucesso da empresa. 

“Esta feira é importante tanto para que a gente possa criar um ambiente onde possamos construir o processo de inovação, como construir novas possibilidades. Eu tenho certeza que esse encontro é um grande divisor de águas para o estado, para nordeste e para Teresina”, pontuou Gisele Paula. 

Gisele Paula, terceira palestrante/ Foto: Larissa Paz

(Matéria atualizada em 16h39)

2º PALESTRANTE

Raphael Fassoni, Co-fundador do Estônia Hub

O Co-fundador do Estônia Hub, segundo palestrante do evento, destacou o papel do governo do Piauí em investir em tecnologia no Estado. Ele ainda menciona a honraria de Rafael Fonteles em ser o primeiro governador brasileiro a visitar a Estônia e trazer a ideia para o Piauí

Raphael Fassoni, segundo palestrante | Foto: Larissa Paz

“Eu acho interessante o que o governo do estado está fazendo, porque ele está olhando as coisas de uma forma mais ampla, ou seja, não é só localização, não é só startups, não é só tecnologia, é também uma parte fundamental. Foi lançado na Estônia, na comitiva do governo do Piauí, ele que foi o primeiro governador brasileiro a visitar a Estônia, para lançar esse curso de governo digital, que vai iniciar no final de agosto para capacitar servidores do Piauí a esse novo modelo, nova era, que o estado está vivenciando”, destaca Raphael Fassoni.

(Matéria atualizada em 15h57)

1º PALESTRA

Victor Hugo Saraiva  "Tecnologia e Inovação no Governo Estadual"

O Presidente da Investe Piauí e também palestra desta tarde, Victor Hugo Saraiva, falou sobre o plano do Governador Rafael Fonteles em investir na tecnologia nas escolas públicas. Ele também mencionou as ações que o Estado faz e pretende fazer junto aos investidores para beneficiar o Piauí e de como isso será benéfico para todos. 

“O programa de aceleração de startups, em parceria com a Secretaria de Educação, está no desenho de uma política de execução e empreendedorismo com foco na inovação para os estudantes de escola pública do estado. Não poderíamos ficar de fora. No plano de governo do Governador Rafael Fonteles, a inovação foi um dos grandes eixos tratados por ele. A transformação digital do governo, da sociedade, da saúde digital. A inovação nas escolas é um plano contundente no plano de governo”, disse Victor Saraiva.

Victor Hugo Saraiva | Foto: Larissa Paz (Matéria atualizada em 14h52)

Empreendedorismo e Investimentos

Agora pela tarde, o público terá a oportunidade de conhecer mais uma etapa do Nordeste Tech. Desta vez, além de jogos, exposições e o que há de melhor na tecnologia, haverá também palestras que discutirão o uso das plataformas no mercado de trabalho e no dia a dia. Confira a progamação abaixo: 

Tecnologia, comunicação e inovação | Foto: Jessica DayaneVeja:

- Victor Hugo Saraiva,  "Tecnologia e Inovação no Governo Estadual", às 14h30; 

- Samuel Moraes - "A História do Programa de Startups do Sebrae", às 15h30; 

- Gisele Paula - "A Experiência do Usuário", às 16h20; 

- Dener Miranda, Ieldyson Vasconcelos e Jannayna Tavares vão debater o tema "Sua Empresa Precisa Ser Uma Mutante”, às 17h40

- E fechando o ciclo de palestras, às 19h, o diretor do Grupo Meio Norte de Comunicação, Wrias Moura, vai compartilhar toda sua experiência com o público falando sobre "O Poder da Autorresponsabilidade".

Nordeste Tech chega ao 2º dia com programação recheada de tecnologia | Foto: Jessica DayaneAtualizado às 14:28

Um giro nostálgico no tempo

Dentre as variadas exposições, além de trazer tecnologia e conhecimento, a feira te faz mergulhar no tempo e sentir a energia de quando era criança. O stand do Museu da TV, administrado pela comunicadora e videomaker Taty Guimarães, conta com uma variada quantidade de câmeras, gravadores e televisões de tubo que com certeza fizeram parte da infância de muita gente.

Guimarães explica sobre como hoje em dia a comunicação avançou e tem avançado de forma rápida. Se antigamente para que algo fosse documentado demorava-se mais de um dia, hoje, vídeos longos podem ser feitos e editados em menos de 1 hora. Como na plataforma de vídeos curtos, TikTok.

“Aqui é o meu ‘Tiktok 1980’, se eu quisesse fazer uma dancinha de 30 segundos, eu tinha que pegar uma câmera, gigante, que pesa mais ou menos 2,5kg. Com ela tinha que gravar na fita dela, dessa fita passava pra outro equipamento, chamado de beta câmera, depois passaria mais outra máquina e só então seria feita a edição da fita, pra então ser jogada em outra fita, ir para um equipamento para ser jogado na TV”, explica.

O processo antigamente demandava tempo e muito esforço. Hoje, graças à internet e ao avança da revolução indústrial, assim como a globalização, o meio de comunicação assim como a TV puderam acelerar seu processo, tornando tudo hoje em dia mais rápido e acessível. Taty explica sobre como ela chegou a ver o processo evolutivo de perto, em como os processos da TV jornalística também ganharam o ar da graça de poderem se aprimorar com o avanço tecnológico.

“Eu acredito que seja importante essa exposição, eu tenho esse propósito de mostrar, não só para as crianças de hoje, mas para um público em geral, pela nostalgia. Então seria bom, as crianças conhecerem isso, o quanto que diminui em equipamentos, tamanho, e de quanto que aumentou em funcionalidade. É interessante pensar que uma câmera dessas faz bem menos coisas do que um Iphone faz hoje em dia. Hoje você pode fazer até um filme completo”, conta.

Atualizado às 14h19

Eco Mobi tem karts, bicicletas e patinetes elétricos

Para quem está pensando em adquirir um veículo econômico e que não polui o meio ambiente, a Eco Mobi está com um stand no Nordeste Tech com alguns produtos em exposição. De acordo com Ramon Rodrigues, técnico em bicicleta elétrica, a Eco Mobi é uma empresa que traz um meio de locomoção mais sustentável. Durante a feira, o stand apresenta alguns modelos de bicicletas, patinetes elétricos e alguns karts.

Bicicletas, patinetes elétricos e karts estão caindo no gosto popular. (Foto: Gilson Rocha)Legenda da imagem

"É um meio de locomoção que vem crescendo bastante. A gente já tem uma boa quantidade de clientes em Teresina, Timão e região. Esse meio de transporte é um meio 100% sustentável, não polui o ar porque são produtos elétricos", diz.

Ramon explica, ainda, que depois que colocar para carregar na tomada uma bicicleta elétrica  e completar o carregamento, o usuário vai ter uma determinada autonomia, podendo andar de 35 a 40 quilômetros, dependendo do modelo do veículo.  

Eco Mobi está expondo modelos de bicicletas e patinetes elétricos no Nordeste Tech. (Foto: Gilson Rocha)

Atualizado às 13h31

Um olhar diferente em meio à tecnologia

Além de trazer stands voltados para jogos, tecnologia, comunicação e inovação, o Nordeste Tech também conta uma exposição diferenciada para quem gosta de algo mais ousado.  O stand da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) trouxe para os visitantes uma vasta exposição com um pouco do material utilizado pelas autoridades responsáveis por manter a segurança do estado.

Com um vasto arsenal de capacetes, luvas, fardas e bandeiras, a exposição busca apresentar e informar ao público um pouco de como funciona o dia-a-dia das autoridades que garantem a segurança da população. Além dos materiais, o stand conta com uma decoração baseada na estética policial, com as motos possantes utilizadas pelos policiais da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM).

Stand da Secretaria de Segurança do Piauí presente no Nordeste Tech (Foto: Laura Cruz)

De acordo com a agente policial Ana Carmen Marques, a Secretaria de Segurança teve por meio dessa iniciativa, alertar o público sobre os principais perigos da internet. Ela explica que com a grande ocorrência de golpes e fraudes realizados pelas redes sociais, o stand busca informar aos  visitantes sobre como identificar golpes e sobre os perigos cibernéticos.

"O objetivo é mostrar o quanto a segurança pública está à disposição da sociedade. Estamos aqui como a mão forte do estado, não só isso, mas a mão forte da sociedade mesmo, nós estamos aqui para ficarmos mais perto do cidadão, e mostrar o quanto a polícia hoje também é tecnológica e o quanto a gente está utilizando essas ferramentas ao favor também", explica.

Ana disse, ainda, que assim como a sociedade tem evoluído com o mundo tecnológico, a polícia também seguiu esse segmento e evoluiu junto, tentando sempre aprimorar suas medidas de proteção e segurança. A agente conta que durante os dias de exposição, cada força policial ficará responsável por expor seu material, para chamar a atenção do público, fazendo com que os visitantes conheçam um pouco mais da variedade de cada uma.

Motos usadas pelos policiais do  Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM). (Foto: Laura Cruz)

"Eu acredito que é a primeira vez que eu vejo a polícia sendo colocada junto com comunicação e tecnologia dentro de um evento só. Eu acredito que isso é sim uma grande inovação. É um diferencial o Piauí estar sediando um evento desse porte, representando todo o Nordeste. Então sim, é um divisor de águas, eu vejo que é algo que veio pra ficar, o Piauí vai disputar não só no Nordeste, mas no Brasil como um todo, com toda a infraestrutura desse grande evento", conclui.

Atualizado às 13h09

Simuladores trazem alta tecnologia ao alcance de todos

 Outro stand que trouxe alta tecnologia para o Nordeste Tech foi a Studio Games. No local, dois simuladores foram instalados para que o público possa sentir na pele como é pilotar um carro de corrida em alta velocidade. De acordo com o vendedor Iago Breno, a ideia é fazer uma demonstração da loja como uma locadora das antigas trazendo para realidade, juntando a galera com os jogos.

Simuladores dão a sensação de dirigir um carro de corrida. (Foto: Gilson Rocha)

"São simuladores de corrida, onde a pessoa senta na cadeira, tem o volante, e os pedais que dão para a pessoa curtir tranquilamente. A nossa loja é uma franquia nacional que serve justamente como uma locadora. A galera vai para poder jogar nos equipamentos", explica Iago Bruno.

Ele disse que a alta tecnologia dos jogos que a loja trouxe para feira no Centro de Convenções é justamente o que mais chama atenção do público jovem que busca se aventurar nos simuladores de carro.  

"A exemplo do PS5 e óculos de realidade virtual, que são tecnologia que nem todo mundo tem acesso e a gente consegue trazer para que o público tenha acesso de uma forma mais acessível, que é através de planos e passaporte na loja", enfatiza o vendedor Iago.

Atualizado às 12h15

Museu do Vídeo Game traz relíquias

O público que comparece ao Nordeste Tech está tendo uma experiência um tanto quanto nostálgica. Isso porque um dos stands que chama atenção do público é o Museu do Vídeo Game que trouxe relíquias, como o primeiro vídeo game lançado no mundo, o Odyssey, bem como algumas peças raras de videogames antigos que não foram lançados no Brasil.

Fliperama está no Museu do Vídeo Game

"A importância é justamente contar a história do vídeo game, de como ele surgiu e como era antes. Contar a história da evolução do que foi no passado, até o que temos agora", disse a gerente Marília Hosana.

No stand, há peças raras como o vídeo game Atari, até o PlayStation 5, aparelho de última geração no mundo dos games, como também um fliperama, um jogo que fez a cabeça de muitos adolescentes no passado.

Atualizado às 11h59

Segundo dia de Nordeste Tech tem vasta programação

Depois do sucesso de público na abertura da primeira edição do Nordeste Tech, no Centro de Convenções de Teresina, uma vasta programação certamente vai agradar todos os gostos neste sábado (15), no segundo dia da maior feira de tecnologia do Piauí. Grandes nomes como Victor Hugo Saraiva, que vai falar sobre "Tecnologia e Inovação no Governo Estadual", às 14h30; Samuel Morais ficou com a responsabilidade de explanar sobre "A História do Programa de Startups do Sebrae", às 15h30; Gisele Paula vai abordar "A Experiência do Usuário", às 16h20; em seguida, às 17h40, o trio formado por Dener Miranda, Ieldyson Vasconcelos e Jannayna Tavares vão debater o tema "Sua Empresa Precisa Ser Uma Mutante", e fechando o ciclo de palestras, às 19h, o diretor do Grupo Meio Norte de Comunicação, Wrias Moura, vai compartilhar toda sua experiência com o público falando sobre "O Poder da Autorresponsabilidade".

Paralelo a programação do evento, o público vai poder conferir, também, exposições, podcasts, networking e sorteios. Tudo foi pensado, minuciosamente, pelos organizadores do Nordeste Tech, para que crianças, jovens e adultos tenham oportunidade de aproveitar as atrações que trazem tudo que há de mais moderno no ramo da tecnologia.

Stand montados no Centro de Convenções onde acontece o Nordeste Tech. (Foto: Gilson Rocha)

Os frequentadores vão poder se sentir como se estivessem num verdadeiro playground, com direito a passe livre em todas as atrações. E para os marinheiros de primeira viagem, será uma oportunidade única de poder desfrutar e desbravar o mundo tecnológico e suas novidades. E novidades é o que realmente não vai faltar nestes três dias de Nordeste Tech.

Para os curiosos, a feira de tecnologia vai permitir ampliar seus conhecimentos e assim poder compartilhar com seus amigos e familiares as experiências adquiridas durante os três dias de Nordeste Tech.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES