Norte do Piauí deve enfrentar chuvas acima da média em abril, diz INMET

A tendência é de que os volumes ultrapassem 350 milímetros

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Chuvas acima da média são esperadas em boa parte do Piauí e em outras regiões do Norte do país neste mês de abril, de acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A tendência é de que os volumes ultrapassem 350 milímetros, especialmente em áreas do nordeste do Pará, leste do Amazonas e norte dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará. Por outro lado, no extremo norte da Região Norte e sul do Amazonas, os volumes de chuva podem ficar próximos ou ligeiramente abaixo da média.

A previsão para as regiões Centro-Oeste e Sudeste indica chuvas próximas e abaixo da média, com exceção de algumas áreas específicas como o sul de São Paulo e de Minas Gerais, além das áreas central e nordeste do Mato Grosso, leste de Goiás e extremo sudoeste do Mato Grosso do Sul, onde são previstas chuvas pontuais e acima da média. Já na Região Sul, são esperadas chuvas próximas e pouco acima da média, com volumes que podem ultrapassar 120 mm sobre a parte costeira dos três estados.

Norte do Piauí deve enfrentar chuvas acima da média em abril, diz INMET (Foto: Werton Costa)

Essa previsão climática pode impactar a safra de grãos 2022/23 em diferentes regiões produtoras. No MATOPIBA (região que engloba o Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), por exemplo, os níveis de água no solo podem continuar elevados devido às previsões de chuvas dentro ou acima da média, beneficiando as culturas de primeira safra e os cultivos de segunda safra. Já em áreas centrais da Bahia e do SEALBA (região que engloba os estados de Sergipe, Alagoas e Bahia), mesmo que ocorram chuvas dentro da média, o armazenamento de água no solo poderá continuar baixo e impactar negativamente as culturas na região.

No Brasil Central, com exceção de áreas do norte de Minas Gerais, os cultivos de primeira safra foram beneficiados pelos bons acumulados de chuva e altos níveis de água no solo observados nos últimos meses. No entanto, a partir do mês de abril, há previsão de redução do armazenamento hídrico por causa da diminuição das chuvas, podendo afetar as culturas agrícolas, principalmente, as de segunda safra que já estiverem em estádios fenológicos sensíveis ou sob deficiência hídrica.

Em relação às temperaturas, a previsão do Inmet indica que devem ficar acima da média em grande parte do centro-sul do país, principalmente nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e sul de Goiás. Já no norte das regiões Norte e Nordeste, são previstas temperaturas próximas à média, com valores que podem ultrapassar 26ºC. Em alguns pontos do noroeste do Amazonas, norte do Amapá e também na parte norte dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, as temperaturas poderão ficar ligeiramente abaixo da média devido à persistência de dias chuvosos nestas áreas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para o mês de abril uma tendência de chuvas próximas ou acima da média em grande parte das regiões Norte, com volumes que podem ultrapassar 350 milímetros (mm), principalmente, em áreas do nordeste do Pará, leste do Amazonas e norte dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES