Norte do Piauí deve fechar fevereiro com grande volume de chuvas

Desta sexta-feira (24) até, pelo menos, a próxima terça (28), a previsão é de acumulados de chuva significativos, podendo superar os 100 milímetros

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Até a próxima terça-feira (28), a previsão é de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas/raios e eventuais rajadas de ventos em uma ampla área do centro-norte do Nordeste, que inclui Piauí, Maranhão e Ceará. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) estará mais ativa nos próximos dias (se mantendo com configuração de banda dupla), padrão que, juntamente com os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, favorecerá a formação de nuvens de chuva sobre essa região.

Desta sexta-feira (24) até, pelo menos, a próxima terça (28), a previsão é de acumulados de chuva significativos, podendo superar os 100 milímetros, principalmente, entre o norte do Piauí, Maranhão e Ceará. Nas áreas do semiárido, especialmente dos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, terão chuvas localmente fortes, assim como no litoral leste, desde o Rio Grande do Norte até Sergipe.

INMET

As figuras 1a e 1b mostram o aumento de umidade no nível de 700hPa (aproximadamente 3.000 metros) na região Nordeste entre os dias 23 e 26/02, de acordo a última atualização do modelo numérico COSMO 7km. 

As análises feitas desse campo, combinado com o perfil atmosférico, desde a baixa até a alta troposfera, do modelo Cosmo e também de outros modelos numéricos de previsão do tempo, corroboram para a conclusão de que há condições meteorológicas favoráveis para a ocorrência de pancadas de chuva, acompanhadas de trovoadas/raios e rajadas de vento, principalmente, no setor centro-norte da região (desde o litoral até o interior).

Devido às atualizações diárias dos diversos modelos meteorológicos e a dinâmica da própria atmosfera, se faz necessário o acompanhamento da atualização da previsão do tempo, bem como dos avisos meteorológicos especiais emitidos no decorrer dos próximos dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES