Nova carteira de identidade: governo prorroga prazo para estados emitirem

Adequação deveria ser feita até esta segunda (6), no entanto, foi prorrogada para dia 11 de janeiro

Nova carteira de identidade: governo prorroga prazo para estados emitirem | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo federal optou por estender o prazo para que os estados e o Distrito Federal comecem a emitir a nova Carteira Nacional de Identidade até o dia 11 de janeiro. Inicialmente, o prazo limite era estabelecido para esta segunda-feira (6), mas a mudança foi uma resposta a uma solicitação dos estados. Até o momento, conforme informações do Ministério da Gestão e Inovação, cerca de 2 milhões de novas carteiras de identidade foram emitidas.

Essa nova carteira unifica o Registro Geral (RG) em todas as unidades da federação por meio do Cadastro de Pessoas Físicas. Vale ressaltar que esta é a segunda vez que o governo prorroga o prazo. Inicialmente, os estados tinham até o dia 6 de março para se adaptarem a essa nova medida, mas na época o prazo foi estendido até a data mencionada, esta segunda-feira.

No mês de maio, o Ministério de Gestão e Inovação anunciou que a nova carteira de identidade seria emitida com duas alterações em relação às normas estabelecidas durante a administração do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Conforme essas mudanças, o documento não mais conterá campos para "sexo" e também não fará distinção entre "nome" e "nome social".

MAIOR SEGURANÇA

A introdução da nova Carteira Nacional de Identidade (CIN) reduz consideravelmente a probabilidade de fraudes, uma vez que anteriormente uma mesma pessoa poderia possuir um número de RG por estado, além do CPF. Com a CIN, os cidadãos passam a ser identificados por um único número de identificação.

Esta nova carteira também incorpora características de segurança adicionais. Por exemplo, ela apresenta um QR Code que permite a verificação da autenticidade do documento e a possibilidade de rastrear se o mesmo foi extraviado ou furtado, utilizando qualquer smartphone. Além disso, a CIN inclui um código de padrão internacional denominado MRZ, que é semelhante ao utilizado em passaportes, o que a torna um documento que também pode ser utilizado para fins de viagem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES