Nova onda de calor terá impacto maior em três capitais; veja a previsão!

Temperaturas podem passar de 40°C em algumas áreas do país até o fim de semana

Nova onda de calor terá impacto maior em três capitais | Imagem de Freepik
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O "primaverão" retorna com força ao Brasil, trazendo uma nova onda de calor que promete elevar as temperaturas acima dos 40ºC em diversas regiões do país. O Rio Grande do Sul, até então não experimentando um calor intenso nesta primavera, também será afetado, conforme destaca o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A partir da próxima sexta-feira, o Centro-Oeste e Sudeste, assim como partes das regiões Norte e Nordeste, enfrentarão condições de calor extremo, com máximas superiores a 40°C em estados como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, interior de São Paulo, Goiás e Bahia.

O Inmet emitiu um aviso meteorológico de nível laranja (indicando perigo) na manhã da última terça-feira, alertando para a persistência da onda de calor por pelo menos quatro dias consecutivos. O órgão enfatiza que a intensidade do aviso está relacionada à duração do fenômeno, não apenas às variações absolutas de temperatura.

O aumento das temperaturas, combinado com a presença de umidade, favorecerá a formação de áreas de instabilidade, prevendo-se a ocorrência de temporais isolados. Estes temporais podem incluir rajadas de vento acima de 70 km/h, granizo e chuvas intensas, especialmente entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a partir desta quarta-feira até o fim de semana.

Entre quarta e sexta-feira, particularmente no Rio Grande do Sul, a presença de nebulosidade e umidade pode resultar em máximas abaixo de 35°C em algumas áreas, embora o clima permaneça abafado. No domingo, uma frente fria se aproxima, trazendo o pico do calor durante a tarde, influenciado pelo vento quente e úmido de noroeste, propiciando a ocorrência de temporais em grande parte do Sul do Brasil.

No Rio de Janeiro, o céu ficará bastante nublado nesta quinta-feira, assim como em todo o Sudeste, Nordeste e parte do Centro Oeste e do Sul, com exceção do oeste do Rio Grande do Sul. No estado fluminense, a temperatura máxima não ultrapassará os 33°C, e a mínima permanecerá em 19ºC. Em São Paulo, as temperaturas variarão entre 33ºC e 18ºC. O tempo abrirá com a aproximação do final de semana.

Na próxima segunda-feira, com o deslocamento da frente fria, o aumento da umidade e a mudança dos ventos de sul a sudeste, as temperaturas terão um declínio acentuado, especialmente na região Sul, encerrando a onda de calor e proporcionando temperaturas mais amenas para esta época do ano.

(Com informações do O Globo)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES