Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Novo crédito Imobiliário aumenta risco para comprador

Essa modalidade transfere os riscos de inflação de quem empresta para que toma emprestado

Novo crédito Imobiliário aumenta risco para comprador
div | div
Compartilhe

A Caixa Econômica Federal já está aplicando uma nova linha de crédito imobiliário com custo indexado ao IPCA, o índice oficial de inflação. O modelo reduz o valor de entrada de 30% para 20% e ainda deixa as parcelas do financiamento mais acessíveis.


Os setores ligados ao mercado imobiliário estão animados com a novidade, que pode ampliar as possibilidades de captação crédito. Mas o que acontece se a inflação disparar, como já aconteceu muitas vezes no Brasil? O advogado e professor universitário, Apoena Machado, faz o alerta para os riscos: “ Essa modalidade transfere os riscos de inflação de quem empresta para que toma emprestado, por isso, exige mais cuidado”, explica o advogado ao destacar que o banco estará menos exposto, pois é o cliente quem se responsabilizará por cobrir as eventuais flutuações da inflação.

Apoena Machado destaca ainda que o crédito imobiliário, de regra, é um compromisso de longo prazo e vai atravessar diversos governos em um cenário brasileiro com histórico de inflação alta, como o pico recente, em 2015, quando o IPCA atingiu 10,67%. “A atratividade pela prestação mais barata, através da aplicação do IPCA, deve ser analisada de forma prudente e conforme o perfil do consumidor. É possível ainda optar pela taxa fixa, que ainda está disponível nos bancos”, acrescenta.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar