Novo golpe: criminosos invadem celulares e esvaziam contas bancárias

Estelionatários entra em contato com a vítima e usam e recursos como se passar por um falso funcionário do banco

Novo golpe da Mão Fantasma lesiona usuários | Tânia Rêgo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) está chamando a atenção para o novo golpe: o da "Mão Fantasma". Também conhecido como "Golpe do Acesso Remoto". A fraude consiste no golpista pedindo para instalar um aplicativo no celular. Dessa forma ele verifica falsas irregularidades na conta bancária do cliente.

Para começar ele entra em contato com a vítima. Assim começa se passando por um falso funcionário do banco. Depois pede para instalar um aplicativo no celular para verificar falsas irregularidades na conta do cliente.

São muitas as formas de abordar que ele encontra para enganar a pessoa: informar que a conta foi invadida, clonada, que há movimentações suspeitas, dentre outras formas.

Novo golpe da Mão Fantasma invade contas de celulares - Tânia Rêgo/Agência Brasil

Pelo aplicativo

Em seguida, o golpista diz que vai enviar um link para a instalação de um aplicativo que irá solucionar o problema. Se o cliente instalar o aplicativo, o criminoso terá acesso a todos os dados que estão no celular.

A Febraban esclarece que os aplicativos dos bancos contam com o máximo de segurança em todas as suas etapas, desde o seu desenvolvimento até a sua utilização.  No caso do Golpe do Acesso Remoto, os criminosos realizam pesquisas no aparelho buscando por senhas eventualmente armazenadas pelos próprios usuários em aplicativos e sites.

"O banco nunca liga para o cliente pedindo para que ele instale nenhum tipo de aplicativo em seu celular. Também nunca liga pedindo senha nem o número do cartão”, alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES