Novo passaporte começa a ser emitido nesta terça-feira; veja mudanças

Esta versão atualizada do passaporte apresenta elementos que destacam a rica flora e fauna brasileira em várias de suas páginas.

Novo passaporte | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O lançamento do novo passaporte brasileiro teve início no Brasil hoje, 3 de outubro, pela Polícia Federal. No entanto, a emissão desse novo modelo em embaixadas e consulados no exterior só começará em 2024.

Esta versão atualizada do passaporte apresenta elementos que destacam a rica flora e fauna brasileira em várias de suas páginas. Além disso, o documento inclui imagens visíveis apenas sob luz ultravioleta e mais marcas d'água, proporcionando um nível adicional de segurança contra falsificações, de acordo com as autoridades.

A última grande modificação no passaporte ocorreu em 2015, quando foi incorporado um chip, transformando-o em um passaporte eletrônico, e o prazo de validade foi estendido para 10 anos. Agora, a troca para o novo modelo só será necessária quando o passaporte atual estiver prestes a vencer. Importante ressaltar que as taxas de emissão permanecem as mesmas.

Novo passaporte começa a ser emitido nesta terça-feira (03) - Foto: Divulgação

É obrigatório adotar o novo modelo?

Não existe uma obrigatoriedade de substituir o passaporte atual pelo novo modelo; a troca só é necessária quando o documento atual atinge o fim de sua validade, que permanece de dez anos.

Haverá aumento nos custos?

O governo afirmou que as taxas de emissão permanecerão inalteradas. Conforme o site da Polícia Federal, a taxa para o passaporte comum atualmente é de R$ 257,25, e para casos de urgência ou emergência, o valor é de R$ 334,42. É importante notar que as taxas podem aumentar caso o requerente não apresente um passaporte vencido.

Novo design

A capa do novo passaporte destaca o retorno do brasão da República, substituindo as estrelas do Cruzeiro do Sul. As páginas internas prestam homenagem a todas as regiões do Brasil por meio de ícones que representam os diversos biomas e a cultura de cada local, acrescentando mais cores e vivacidade ao documento.

Na página com os dados do titular, uma foto em preto e branco será formada com base em dados biométricos da pessoa, complementada pela foto colorida tirada no momento da solicitação do passaporte.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES