Novo Sistema FGTS Digital entra em vigor hoje; veja as mudanças

O sistema, que passou por testes até meados de janeiro, agora será disponibilizado aos empregadores

Novo Sistema FGTS Digital entra em vigor hoje; veja as mudanças | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira (1º), o governo federal anunciou o lançamento oficial do FGTS Digital. O sistema, que passou por testes até meados de janeiro, agora será disponibilizado aos empregadores.

💵 O QUE É O FGTS DIGITAL?

O FGTS Digital representa uma inovação na gestão do FGTS, conforme declarado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Esta nova abordagem integra todo o processo do fundo, visando aprimorar a arrecadação, fornecer informações mais precisas aos trabalhadores e empregadores, facilitar a fiscalização, realizar apurações, lançamentos e cobranças de valores devidos. Na prática, o sistema promete trazer vantagens significativas para os empregadores, enquanto as mudanças para os trabalhadores serão mínimas.

⚠️ O QUE É IMPORTANTE SABER?

- Lançamento do FGTS Digital pelo governo federal.

- Objetivo de aperfeiçoar a gestão do FGTS, integrando todo o processo referente ao fundo.

- Benefícios para empregadores, com poucas mudanças para os trabalhadores.

- Unificação de dados de diferentes sistemas, como eSocial, Pix Caixa e Acesso Gov.br.

- Continuidade da Caixa como responsável pela administração do dinheiro do fundo.

- Utilização das informações de remuneração declaradas no eSocial para individualizar débitos desde sua origem.

- Funcionalidades para os empregadores, incluindo geração de guias personalizadas, cálculo de indenização compensatória e obtenção de extratos detalhados do trabalhador.

💻 QUAL A VANTAGEM DO FGTS DIGITAL?

- O governo anuncia que o novo sistema FGTS Digital trará ganhos de tempo para as empresas. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, os empregadores poderão economizar 34 horas mensais no processo de recolhimento do FGTS. Estima-se uma economia anual de R$ 144 milhões em custos operacionais com a implementação do sistema.

- Uma mudança significativa é a vinculação do FGTS ao CPF do empregado, em vez do PIS. Isso visa resolver problemas relacionados à multiplicidade de números PIS por trabalhador, causando inconsistências no sistema. A utilização do CPF busca reduzir tais inconsistências e simplificar o processo. 

💰 PAGAMENTO POR PIX

- Com a introdução do novo sistema, os empregadores realizarão os pagamentos do FGTS por meio do Pix. Segundo o Ministério, isso resultará em uma redução nos custos de pagamento para o governo e acelerará o processo de arrecadação. 

- A regra de pagamento do FGTS mensal sofreu uma modificação. Conforme a norma atual, os empregadores têm até o sétimo dia de cada mês para efetuarem o depósito. Com a nova regra, o prazo foi estendido, permitindo que o depósito seja realizado até o vigésimo dia do mês.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES