Novo tremor é registrado na região de mina que pode colapsar em Maceió

O Ministério do Desenvolvimento Regional observou não apenas a alta frequência de abalos, mas também notou que a profundidade dos sismos

Novo tremor é registrado na região de mina que pode colapsar em Maceió | Foto: Reprodução/TV Gazeta Alagoas
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na sexta-feira (1º), os sensores na área de exploração da mineradora Braskem, em Maceió, detectaram um novo evento sísmico. Este tremor, com uma magnitude de 0,39, ocorreu a uma profundidade de 330 metros, conforme informado pela Defesa Civil de Maceió. Durante o período entre 19 e 24 de novembro, um total de 1011 eventos sísmicos foram registrados no mesmo local. O Ministério do Desenvolvimento Regional observou não apenas a alta frequência de abalos, mas também notou que a profundidade dos sismos estava diminuindo, sugerindo uma possível movimentação em direção à superfície.

"Três sensores instalados na região do antigo campo do CSA, continuam apresentando alertas de movimentação. O sensor da cavidade 18, foi o que apresentou o valor mais expressivo. Este, nas últimas 24h registrou aproximadamente 11,4cm com velocidade média de movimentação vertical subsidência de 1cm/h", informou. 

A área em iminente risco de colapso, pertencente à mina nº 18, está localizada na região do antigo campo do CSA, situado no bairro Mutange. Até as 17h15 desta sexta-feira, o deslocamento vertical acumulado atingiu a marca de 1,43 metros desde o dia 21 de novembro. A Defesa Civil não exclui a possibilidade de formação de uma cratera nesse local.

Uma reunião foi conduzida com a equipe da Defesa Civil Nacional, presente na área desde quinta-feira (30), por ordem do ministro Waldez Góes. O Ministério do Desenvolvimento Regional anunciou o reconhecimento da situação de emergência em Maceió por meio de uma edição extra do Diário Oficial. A pasta também afirmou seu compromisso em disponibilizar os recursos necessários para o apoio à população.

Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), sobrevoou as áreas evacuadas e ofereceu apoio e falou da necessidade de inclusão das famílias no Cadastro Único e da importância do Formulário Nacional para registro de famílias, só assim, é possível garantir o apoio federal.

"Após sobrevoar as áreas evacuadas por conta do colapso da mina da Braskem em Maceió, conversei com a Gerente de Proteção Social Especial de Alagoas, Deirise Salgueiro, sobre a situação. Ela me informou que o gabinete de crise é municipal, e o estado acompanha indiretamente. Ofereci apoio e pedi atualizações. Da Diretora de Proteção Social Especial de Maceió, Tarcilla Brandão, recebi detalhes sobre o gabinete de crise. A Defesa Civil atua na desocupação preventiva de áreas de risco, focando em Bom Parto e Flechais. O município tem abrigo de emergência, mas a situação é mantida com recursos municipais, não da Braskem. Todos estão atentos à necessidade de inclusão no Cadastro Único e aproveitei para explicar sobre a importância do Formulário Nacional para registro de famílias. Só através dele é possível garantirmos o apoio federal. Solicitei ainda o plano de contingência do gabinete de crise municipal e, mais uma vez, me coloquei à disposição para ajudar a população afetada diante deste triste episódio", disse o ministro Wellington Dias.

Os bairros mais impactados pelos tremores de terra foram Mutange, Pinheiro e Bebedouro, resultando no isolamento dessas áreas e na realocação dos moradores. A Defesa Civil Nacional relata uma notável atividade sísmica em Mutange, com um deslocamento de até 50 cm nas últimas 24 horas. Isso representa um aumento considerável em comparação com a última média anual de movimentação, que era de aproximadamente 18 cm. Além disso, foram identificadas trincas e rachaduras no solo, evidenciando uma evolução significativa desses danos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES